Produtos e Tendências

O que é design Biofílico?

Onde: Curitiba • 16 de Agosto - 2020 | Fotos Divulgação

Roca Brasil explica a tendência por trás de sua nova linha de porcelanatos

O termo “biofilia” vem do grego e é traduzido como “amor à vida/ às coisas vivas”. Assim, entende-se que o design biofílico visa trazer a natureza para dentro dos ambientes construídos. Por meio da arquitetura biofílica é possível estar em contato, interagir e relacionar-se com a natureza mesmo estando no trabalho. Em um artigo sobre o tema, publicado em 2012 pela empresa de consultoria ambiental Terrapin Bright Green, é ressaltado que "incorporar a natureza em construções não é apenas um luxo, mas um sólido investimento econômico em saúde e produtividade”. Essa afirmação é embasada em pesquisas neurológicas aprofundadas, evidências fisiológicas e estudos de casos desenvolvidos nos últimos 25 anos.

Por meio de cores, texturas, padronizações e itens de decoração, o design biofilico transforma o espaço, deixando-o mais leve e aconchegante. Segundo o artigo HUMAN SPACES: The Global Impact of Biophilic Design in the Workplace, "pesquisas confirmam a preferência humana pelo ambiente natural, ao invés do construído. Por exemplo, quando solicitadas a descrever a cidade ideal, as pessoas escolhem características não-urbanas com mais frequência, principalmente vegetação”.

Mas como fazer com que as pessoas estejam no ambiente urbano e, ao mesmo tempo, sintam-se em contato com a natureza? É neste cenário que o design biofílico se torna tão importante - inclusive, em ambientes corporativos. Afinal, as pessoas passam boa parte do seu dia no trabalho. Projetar espaços confortáveis e com inspiração na natureza pode ser uma importante ferramenta para empresas que buscam melhores resultados.

Estudos sobre os efeitos fisiológicos e psicológicos da exposição à natureza indicam arquitetura biofílica no ambiente de trabalho atua na diminuição do estresse, ajudando a manter a pressão arterial nos níveis adequados, a aperfeiçoar funções cognitivas, aumenta o foco e a resistência mental. Ainda, o design biofílico desempenha um papel notável na melhora do humor e na evolução das taxas de aprendizado. A consequência disso tudo? Maior produtividade e satisfação por parte dos colaboradores.

Além das cores que aproximam o urbanismo da cidade com os elementos naturais, apostar em paredes estampadas com ícones da natureza pode complementar o seu espaço de trabalho e deixá-lo com uma pegada ainda mais biofílica. Assim, para sentir-se imerso na natureza até durante o expediente, que tal conhecer a linha Selva? Com padronização de plantas e demais elementos verdes o contato com a natureza é garantido: nem precisa levantar da cadeira ou olhar através da janela!


Outra opção interessante são porcelanatos que imitam a padronização de madeira. Eles trazem consigo uma união do aconchego das casas de sítios e fazendas com o urbanismo e sofisticação da cidade. Bons exemplos desses porcelanatos são encontrados nas linhas Piemonte, Oldfarm, Alvor e Vernon, que mostram as diversas cores, texturas e tipos de madeira que poderão ser utilizados no ambiente e deixá-lo cheio de personalidade.