Arquitetura

O Jardim de Infância mais incrível do mundo

Onde: Curitiba • 15 de Dezembro - 2021 | Fotos Divulgação

Recém-finalizada, a escola infantil na China ganhou projeto inspirado nas obras de Antoni Gaudí e na infinitude do universo

Os designers da X+Living foram encarregados de projetar uma escola particular para a primeira infância em Huzhou, na China. Inspirados pela "infinitude do universo" e pela arquitetura de Antoni Gaudí - arquiteto catalão famoso por construções sinuosas e esculturais - os profissionais entregaram uma edificação que desafia conceitos.

Com mais de 10 mil m² de área construída, a Escola Li Zing Xiangxing inclui um lobby sinuoso, em branco puro com piso terrazzo, que parece saído de um conto de fadas. Este "museu nas nuvens", na definição dos profissionais, dá aos frequentadores a impressão de estar flutuando entre nuvens felpudas.




"Para criar a forma e sensação de flutuar nas nuvens incluímos várias curvas e ondulações nas estruturas e elementos funcionais. A escadaria é um bom exemplo disso." - afirmou a designer-chefe Li Xiang. Os seis pendentes de iluminação, logo acima, simulam estrelas e corpos celestes, estimulando o interesse das crianças pelos estudos e exploração.



Os 28 ambientes da escola, aliás, estimulam criatividade e exploração, deixando os alunos livres para desenvolver suas próprias experiências e pensamento crítico. Embora cada espaço tenha um tema diferente, todos têm em comum um aspecto lúdico e imaginativo que encoraja a independência infantil. Cada sala de aulas acumula as funções de laboratório de ciências, centro cultural e galeria de arte, integrando diversas disciplinas para abordar um mesmo assunto.



Outras instalações, que impressionam pela arquitetura arrojada e atenção aos detalhes, incluem uma piscina coberta, um auditório (que parece coisa de ficção científica), e espaços que simulam ambientes externos, como supermercados e hospitais.


Em todos eles a paleta de cores, marcada por tons pastel e branco, recebe iluminação indireta e modulações suaves para não distrair ou sobrecarregar os sentidos dos alunos. Segundo Li Xiang, a medida protege a visão infantil, em desenvolvimento, e ajuda a criar uma atmosfera tranquila voltada ao aprendizado.

Confira outras imagens em nossa galeria!

*texto adaptado do inglês - artigo original publicado na Architectural Digest em 2021