Imóveis

O bairro de alto padrão em Curitiba

Onde: • 15 de Abril - 2025 |

Novo edifício com mais de 140 metros reforça perfil do bairro Ecoville, que atrai empreendimentos de luxo e transforma o skyline da cidade

Conhecido pela mistura entre áreas verdes e grandes torres residenciais, o Ecoville, na região oeste de Curitiba, tem se firmado como um dos principais vetores de verticalização da cidade. O bairro — que compreende parte do Mossunguê, Campo Comprido e Campina do Siqueira — permite construções com altura superior à média curitibana, o que tem atraído construtoras voltadas ao mercado de alto padrão.

 

Boa parte dos terrenos da região está inserida em zonas que permitem construções com coeficiente de aproveitamento elevado e poucos recuos obrigatórios. Isso significa que os prédios podem alcançar mais de 40 andares, dependendo do porte do lote e das contrapartidas exigidas pela legislação urbanística. Ao contrário de bairros centrais, onde o potencial construtivo é mais restrito, o Ecoville ainda conta com glebas amplas, infraestrutura viária e uma ocupação relativamente recente, o que favorece projetos de grande porte.

 

A verticalização intensa tem mudado a paisagem urbana local. Nas últimas duas décadas, o bairro passou de reduto residencial de casas para um polo de edifícios de alto padrão, com infraestrutura de lazer completa, serviços e segurança privada. Ao mesmo tempo, o zoneamento ainda permite certa variedade de usos, o que tem incentivado a instalação de clínicas, escritórios e pequenos centros comerciais.

 

 

É nesse contexto que chega o primeiro empreendimento da Embraed em Curitiba. A construtora catarinense, conhecida por sua atuação em Balneário Camboriú, lança no bairro o edifício Gioia — uma torre única de 140 metros de altura com 37 apartamentos, um por andar. O prédio está sendo construído na Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, e tem entrega prevista para março de 2029. O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura Baggio Schiavon Arquitetura que a mais de 20 anos, assina inúmeros cases de sucesso da construtora, entre eles o icônico Tonino Lamborghini Residences, em Balneário Camboriú, e o mais recente Solaia Exclusive Residences, em Maringá.

 

 

Os apartamentos variam entre 365 m² e 723 m² de área privativa, com quatro ou cinco suítes e infraestrutura para automação residencial, piso aquecido e carregamento de veículos elétricos. O condomínio inclui ainda piscinas (coberta e externa), spa, sauna, academia, brinquedoteca e salões de festa.

 

A Embraed, que completa 40 anos em 2024, escolheu Curitiba como parte de sua expansão no Paraná — estado que, segundo a empresa, já representa cerca de 30% da sua base de clientes. Além da capital, a construtora atua em Maringá, onde lançou um empreendimento de perfil semelhante.

 

O lançamento do Gioia reflete o bom momento do mercado imobiliário curitibano. Segundo dados do Inpespar, o volume de arrecadação com ITBI no primeiro semestre de 2024 foi o maior dos últimos três anos, com crescimento de 17,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com terrenos ainda disponíveis e potencial construtivo elevado, o Ecoville deve seguir como destino estratégico para lançamentos de grande porte na cidade.