Conexão

Macrotendência: pensando grande

Onde: Curitiba • 25 de Fevereiro - 2020 |

Como olhar para os movimentos de um mundo mutante, fluido e rápido e capturar detalhes que possam ser entrelaçados a formas de viver e a projetos de arquitetura

O espírito do tempo em que vivemos exige atenção para podermos observar o que há de novo, os sinais, os movimentos, as mudanças de códigos e comportamentos. Por outro lado, nossa atenção é disputada através de todos os sentidos ininterruptamente. Somos obrigados, sem perceber, a um exercício frenético e constante de eleger para onde direcionar o foco em meio a tanta abundância de informação e definir o que é mais importante.
Neste exercício, deixamos de observar, de interpretar os sinais e códigos que estão ali, expostos, também, buscando a tão hoje rara atenção. Isso aplica-se tanto a alguém em sua vida particular – seus valores, crenças e hábitos - como ao papel que essa pessoa ocupa no mundo como unidade produtiva e consumidora.

 

QUE É MACROTENDÊNCIA


Macrotendência é o exercício de analisar e observar o contexto atual para identificar cenários futuros e verificar como fazer parte na construção destes possíveis futuros. Isso aplica-se a todas as áreas, incluindo aí a arquitetura, o design de interiores e de produtos. Ou seja, a forma como as pessoas habitarão e trabalhão daqui a cinco, dez ou 20 anos.
Alguns sinais deste momento no tempo mostram uma macrotendência já tão mencionada e discutida que é o cuidar de si mesmo e a preocupação com o próprio bem-estar. Já o identificaram?
É fato conhecido, por exemplo, de que precisamos desacelerar, precisamos de tempo, mas nosso cérebro não identifica passado, presente e futuro e sim inputs a serem processados. Quando temos foco no agora, reduzimos os inputs, melhoramos nossa análise e performance; e assim quem sabe, possamos ganhar tempo.
A indústria trabalha com macrotendências e, especialmente na arquitetura, já identificou essa busca do homem ao oferecer produtos que gerem a sensação de, no exíguo tempo de cada um, ter mais proximidade com a natureza, recolhimento interior e autenticidade.
A percepção é a de que nosso bem-estar e nosso equilíbrio estão bem acessíveis em nossas casas e não lá fora. Lares cheios de significados que nos reenergizam no dia a dia onde nos sentimos plenos e que traduzam quem nós somos. Cuidando de nós primeiro, poderemos cuidar dos outros, do meio em que vivemos e dos caminhos futuros.
Estar bem no agora é o mais importante. Quando estamos bem irradiamos esta energia e influenciamos o todo.
Aguce o olhar, cuide do hoje, do agora, do foco, do bem-estar.
Alguém já está desenhando o futuro sem que ninguém perceba.