Lançamento imobiliário inspirado na Amazônia
Onde: Curitiba • 04 de Dezembro - 2023 | Fotos Nilton RussoO apartamento decorado do AMÁZ, novo edifício residencial em Curitiba, combina elementos sofisticados e materiais naturais que remetem à região amazônica
A Rua Fernando Simas nº 869, nas Mercês, será a sede do AMÁZ, novo empreendimento residencial da GT Building na capital paranaense. Com o objetivo de trazer a exuberância da floresta amazônica para dentro de casa, os arquitetos Ary Jacobs e Renan Mutao, do Studio Architetonika Nomad, projetaram um apartamento decorado de 200 m² que evoca a sensação de um "ecossistema" completo.
A conexão dos ambientes internos com elementos externos homenageia o bioma amazônico e conecta o décor às premissas sustentáveis que orientaram a construção do empreendimento. “O Studio Architetonika Nomad conseguiu trazer para dentro do AMÁZ todos os detalhes para trazer a natureza com cara de casa”, elogiou o diretor comercial da incorporadora paranaense, Rodolfo Baggio Pereira. Renan Mutao, arquiteto do Studio Nomad, falou sobre a importância da conexão com a natureza como fonte de inspiração do projeto: “Quando pensamos no prazer de conviver com a natureza, esquecemos que podemos ter frações dessas sensações dentro das nossas casas. Então, nos empenhamos em proporcionar essa atmosfera no AMÁZ”, afirmou.
O apartamento
A variedade de opções de layouts e unidades, com áreas que vão de 177 até 307 m² (sem contar opções de coberturas duplex e apartamentos garden), inspirou os profissionais a escolher texturas naturais igualmente diversificadas para decorar o projeto. Entre os destaques estão o tecido das persianas, as peças decorativas artesanais espalhadas pelo espaço e o teto com aspecto de areia. “A planta foi muito generosa e nos deu várias ideias, e decidimos manter o foco nas sensações e sentimentos de natureza”, reforçou Renan, sócio do Studio.
Outra ideia central para o projeto foi criar uma estética atemporal e que permitisse um vislumbre do estilo de vida confortável e prático para o dia a dia dos moradores. “Por imaginar um projeto simpático e acolhedor nós tiramos os cantos dos móveis planejados, trazendo uma marcenaria com formatos mais arredondados. Um dos nossos desejos era não utilizar nenhum material datado e de tendência passageira dentro do mercado de interiores,” disse o arquiteto.
“Quando pensamos na manutenção de alguns materiais sabemos que a vida corrida não permite um cuidado recorrente, por isso, investimos nas sensações que os insumos naturais trariam com a facilidade dos materiais tecnológicos", conta Renan. “Por exemplo, os rejuntes são sempre pontos de sujidade e dar manutenção a eles não é fácil, para evitar, trouxemos o Corian termomoldado que reveste a parede e bancada de forma unificada e sem junções. A casa tem que ter uma relação com quem a ocupa, tornar a vida mais prática e valorizar o tempo livre”, ressaltou.
O quarto infantil também traz a natureza como tema central. O painel no teto, enfeitado por pequenos animais e um papel de parede temático, foi complementado por brinquedos artesanais como amigurumis e peças artesanais em macramê. “A ideia foi criar um mural na horizontal, onde pudessem constar os momentos e fases da criança. Então, ele se transforma. Tirando os animaizinhos, pode-se colocar luzes, fotos e penduricalhos. Qualquer elemento característico da idade”, relembra o arquiteto, que conta que a ideia partiu de uma conversa de toda a equipe do escritório.
Os armários, cabeceiras e mesa de apoio seguem o mesmo estilo: arredondados e modernos. Tudo muito lúdico e pensado para trazer segurança para os pequenos.
Todos os quartos, incluindo a suíte principal, contam com objetos artesanais, painéis de madeira e móveis arredondados, janelas amplas que permitem a entrada de luz e ar fresco dentro de cada um dos ambientes.
O projeto do Studio Architetonika Nomad prova que, mesmo em um centro urbano, uma arquitetura bem estruturada é capaz de trazer a natureza para dentro de casa. O apartamento pode ser visitado na sede da GT Building na Av. N. Sra. Aparecida, 48 de segunda a sexta das 09h às 19h e aos finais de semana das 09h às 18h.
Confira mais imagens em nossa galeria!