Investir em Imóveis
Onde: Curitiba • 25 de Setembro - 2023 | Fotos DivulgaçãoPesquisas comprovam que os imóveis continuam sendo um dos melhores investimentos no Brasil: valorização em Curitiba foi de 11,1% nos últimos 12 meses
A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) apontou que o investimento em imóveis continua em vantagem no Brasil perante outras modalidades. A pesquisa “Valorização do Imóvel no Brasil” considerou dados dos últimos 10 anos, entre 2012 e 2022, e revelou que o rendimento anual dos investimentos em imóveis bateu 12,2%. Em seguida vêm investimentos no CDB (8,6%) e a poupança (5,8%), com inflação média anual de 6,6%. Em Curitiba, no Paraná, no mês de junho de 2023, o preço médio do metro quadrado privativo em apartamentos novos chegou a R$ 11.587,00 segundo a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em parceria com a BRAIN Inteligência Estratégica.
De acordo com a mesma pesquisa da Ademi-PR e da BRAIN Inteligência Estratégica, a valorização dos imóveis na cidade foi de 11,1% nos últimos 12 meses (de junho de 2022 até junho de 2023), apresentando uma variação quase quatro vezes maior do que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). “Curitiba é uma cidade muito visada para moradia, tanto de quem já está na cidade quanto quem busca um novo município no país. Após a pandemia temos percebido muitos clientes citando como diferenciais a questão da qualidade de vida, proximidade de parques e comércio para o dia a dia e, claro, segurança. Eles entendem também que nos imóveis para investimento esses mesmos atributos são os que mais pesam nas negociações”, argumentou Anna Paula Araujo, gerente de incorporação da Construtora Equilibrio.
A construtora Equilíbrio, que tem 30 empreendimentos na capital paranaense cidade, verificou aquecimento principalmente em relação à procura pelos apartamentos como investimento ou moradia - adquiridos já como bens de valor a serem negociados no futuro. “No Trebbiano, residencial que fica no Ecoville e que está em fase de finalização de obras, sentimos bastante a procura dos clientes por unidades como opção de investimento. Acredito que pelas plantas serem mais compactas e a região bastante procurada para locação”, explicou Anna Paula.
O levantamento da Abrainc apontou também alguns fatores que contribuem para a posição dos imóveis no topo das opções de investimentos: menos impacto com crises financeiras, a possibilidade de locação como fonte de renda imediata e a valorização do patrimônio a longo prazo. “O desejo de ter uma casa perpassa entre todos os públicos e se inicia pela necessidade e segue até o mercado de luxo. O público que opta pelo investimento imobiliário geralmente segue investindo e retorna para adquirir mais unidades em outros lançamentos”, finaliza a gerente.
Sobre a Equilíbrio
Com 50 anos de história a Equilíbrio se dedica a fazer um mundo melhor a cada obra. Já são mais de 300 mil m² de área construída e mais de 2.300 unidades e 30 edifícios residenciais entregues aos clientes. Entre as mais sólidas e conceituadas marcas paranaenses no mercado da construção civil, a empresa se fundamenta no respeito as pessoas, aos colaboradores e ao meio ambiente, e na qualidade e diferenciais construtivos em cada empreendimento. Conheça mais em: https://www.equilibrio.eng.br