Fachada com revestimento ripado
Onde: • 14 de Outubro - 2024 | Fotos João Vitor sarturiCasa de 350m² tem material que diferencia os volumes térreo e superior de forma criativa e funcional
Localizada em um condomínio na cidade de São José dos Pinhais, a 20 minutos de Curitiba, a Casa Mercury projetada por Lucas Bochnie e Yuri Vasconcelos, do escritório Yva Arquitetura, acolhe um jovem casal e seus dois filhos. A obra de 350 m² foi concluída neste ano e apresenta uma proposta inovadora ao envolver o bloco térreo com perfis HDPE (ou ‘madeira ecológica’) numa abordagem contínua de material e textura.
“O revestimento ripado evidencia o pequeno balanço sobre a entrada da garagem, no subsolo, conferindo aspecto flutuante ao volume térreo em relação ao solo. Potencializa também o volume superior, branco, e seu balanço sobre a entrada principal no térreo”, comenta Yuri Vasconcelos.
Além da diferença material, de textura e cor entre os volumes térreo e superior, o volume inferior ripado tem suas quinas arredondadas - proposta facilitada pela natureza do revestimento disposta em réguas verticais – contrastando com a maior dureza dos ângulos retos no volume superior.
O resultado formal pretendido, ao fim, é a percepção de um jogo de sobreposição e deslocamento de uma massa sobre a outra, o que possibilitou a existência de um terraço jardim conectado ao escritório do pavimento superior.
Por estar voltada para a rua, a sala de estar apresenta sua varanda encerrada pelo revestimento em perfis de HDPE em oito painéis que abrem, para a flexibilização em prover visuais externos e plena entrada de iluminação natural, conforme o desejo dos moradores.
O mesmo recurso foi adotado na área de serviço, cujo ripado recobre porta-janelas de vidro, que também se abrem para acesso, iluminação e ventilação natural. Quando fechados, os painéis de HDPE apresentam a continuidade visual desejada para a percepção da membrana como um revestimento ininterrupto.
A garagem se conecta ao acesso através de uma escada sob o balanço do pavimento superior, unificando ali tanto a entrada de visitas como o acesso rotineiro. Na sala de jantar, que está diretamente integrada com a cozinha, painéis deslizantes de vidro se abrem para conexão e integração com o jardim dos fundos e acesso às instalações semienterradas na divisa, onde estão a academia e um spa com piscina coberta sob um teto de vidro retrátil.
Serviço
YVA Arquitetura
www.yvaa.com.br
@yvaarquitetura