Eventos

Exposição Imperdível no MON

Onde: Curitiba • 23 de Novembro - 2023 | Fotos Divulgação

Estreia hoje a maior exposição individual de Joana Vasconcelos no Brasil, artista plástica portuguesa aclamada internacionalmente

A partir do dia 23 de novembro os curitibanos terão a oportunidade imperdível de conferir a exposição “Extravagâncias” - a maior exibição individual voltada ao universo criativo da portuguesa Joana Vasconcelos. Uma das mais grandiosas exposições já realizadas pelo MON, "Extravagâncias" reúne esculturas monumentais e instalações interativas da artista conhecida por descontextualizar objetos do cotidiano e atualizar o conceito de "artes e ofícios para o século XXI" com humor e ironia, questionando conceitos como o lugar da mulher na sociedade, o consumo e a identidade coletiva.

 

Um dos destaques é a “Valquíria Miss Dior”, obra internacionalmente famosa criada neste ano pela artista para o desfile da Dior, em Paris, e a atração do mais nobre espaço expositivo do Museu. Com estratosféricas dimensões (aproximadamente 7 metros de altura e mais de 20 metros de comprimento), a incrível mistura de crochê de lã feito à mão, tecidos e poliéster suspensos em cabos de aço é uma experiência à parte.

Outro destaque é a ‘Valquíria Matarazzo’, que recepciona o público sobre a rampa principal de acesso ao Museu, na entrada de visitantes. “Instalações e esculturas monumentais extrapolam o espaço e invadem o MON, convidando o visitante a mergulhar num universo jamais criado no Museu", afirmou a diretora-presidente do museu, Juliana Vosnika. Além do Olho e da rampa do Museu, o trabalho da artista ocupa os andares da torre e espaços Araucária, onde o público poderá ver obras como “Pantelmina”, “Big Booby”, maquetes dos icônicos “Solitário”, “Castiçais”, “Gateway”, “Bolo de Noiva”, “Máscara” e “Sapato”, além de diversos painéis.

Ao longo de sua carreira Joana Vasconcelos foi a mais jovem artista e primeira mulher a expor no Palácio de Versalhes. Em 2012, a sua exposição foi a mais visitada na França em 50 anos, com um público recorde de 1,6 milhão de pessoas. Em 2018 tornou-se a primeira artista portuguesa a ter uma individual no Guggenheim de Bilbao, a quarta melhor daquele ano no ranking do The Art Newspaper e a terceira mais visitada da história do museu. Atualmente, em 2023, ela concretizou a honra de expor nas Galerias Uffizi e no Palácio Pitti, em Florença, ao lado de mestres clássicos como Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Caravaggio e Botticelli.

Sobre a exposição no Museu Oscar Niemeyer a artista plástica declarou: “Estou muito feliz por voltar ao Brasil e poder reunir a minha última ‘Valquíria (Miss Dior)’ com a que criei para o Matarazzo em 2014, num diálogo muito interessante não só entre as duas obras, mas também com a arquitetura do Museu. Concebi ainda, especialmente para o MON e pela primeira vez na minha carreira, uma mostra de maquetes que vai permitir explorar a ligação da obra de arte com o espaço e a arquitetura, uma ideia que surgiu a partir do privilégio que é expor no ‘Olho’ do Niemeyer”.

 

Serviço:

“Extravagâncias”, de Joana Vasconcelos
Abertura: 23 de novembro de 2023, às 19h
Até maio de 2024
Olho, rampa, torre e espaços Araucária 1 e 2
www.museuoscarniemeyer.org.br