Arquitetura

Downsize de espaço, upgrade de estilo

Onde: Curitiba • 17 de Outubro - 2023 | Fotos Divulgação

O desafio de projetar um apartamento para substituir a casa de 500m² onde o casal de clientes morou por muitos anos

A arquiteta Suraya Kalluf é categórica ao afirmar: "não existe o melhor e o pior, o certo e o errado, cada família tem uma necessidade, um estilo e um orçamento diferente." Essa conversa de "menos espaço" é igual a "menos estilo", portanto, claramente não é com ela. Depois de muitos anos vivendo em uma casa espaçosa, com 500m² de área construída, o casal de clientes decidiu se mudar para um apartamento bem menor a fim de simplificar a rotina. Suraya recebeu, então, a responsabilidade de idealizar o projeto e adaptá-lo para acomodar os pertences dos proprietários e receber seus filhos e netos com muito conforto.

 

"Equilibrando móveis novos com peças do acervo do casal conseguimos um apartamento leve e acolhedor. Muito mais do que fazer desenhos e tirar medidas, nosso papel é desvendar as necessidades de cada família, transformando cada pedacinho da casa num lugar especial." - afirmou. A área social integrada inclui sala de jantar, sala de estar e acesso à cozinha por meio de um balcão em quartzo branco, que divide a sala e acomoda uma pequena bancada de refeições.

 

 

A mesa e as cadeiras já pertenciam ao casal, assim como o sofá, poltronas e mesa de centro, incorporadas ao décor por meio da paleta de cores neutra marcada pela textura da madeira e da marcenaria sob medida. A iluminação moderna, combinada a espelhos nas paredes e ao piso de porcelanato polido, ajudaram a reforçar a sensação visual de amplitude.

 

 

Na sala, o painel da TV e o mobiliário sob medida incorporam um padrão "chevron" idealizado pela arquiteta e negociado diretamente junto aos fornecedores. "Quando tive a ideia do painel em chevron, as meninas do escritório franziram o nariz e eu tive que conversar com o marceneiro para ver se era viável. E deu certo, deu MUITO certo. Como precisávamos do painel para acomodar a fiação da televisão, já que não queríamos mexer na parte civil do apartamento e eu AMO um detalhe para quebrar a monotonia dos painés de TV, repetimos o padrão chevron no painel." - revelou Suraya.

 

 

Na suíte do casal o layout do closet também apresentava alguns desafios: totamente fechado, o closet do projeto original da construtora ficaria com cara de "corredor" na opinião dos proprietários. Para chegar ao resultado desejado a arquiteta propôs um "meio termo" composto por nichos com fundo de marcenaria, em padrão chevron, e uma sapateira que oculta o acesso ao banheiro.

 

 

A iluminação apropriada e o projeto sob medida dos armários, com puxadores exclusivos e interior pensado para acomodar roupas, calçados e pertences do casal, o closet ficou charmoso e funcional a um só tempo.

 

Logo ao lado, a suíte foi decorada com painéis de marcenaria tanto na parede da cabeceira quanto na parede aos pés da cama, reforçando a atmosfera delicada e acolhedora apropriada a momentos de relaxamento.

 

O quarto de hóspedes, por fim, foi pensado para funcionar tanto como home office, no dia a dia, como dormitório, durante as visitas dos filhos e netos à cidade. "Usamos a cama de tamanho casal padrão, projetamos uma bancada de trabalho slim e funcional, mesas de cabeceira super delicadas para servir de apoio às visitas, que se fundem no painel liso de marcenaria.

 

Conseguimos colocar uma rouparia atrás da porta de entrada do quarto, e em frente à cama, um armario que metade foi reservado aos hospedes, metade para acomodar cobertas mais volumosas." - explicou Suraya.

Confira mais imagens em nossa galeria e acesse as matérias relacionadas para mais conteúdo sobre este tema!