Cozinha High Tech
Onde: Curitiba • 21 de Março - 2022 | Fotos Créditos nas FotosAlta tecnologia, TVs, computadores, tablets e celulares invadem o coração da casa: conheça as novas cozinhas, mais inteligentes e automatizadas
As tendências de decoração para 2022 reúnem diversas novidades para os cômodos do lar: minimalismo, design biofílico, matéria-prima natural e a valorização da estética comfy. Quando o assunto é decoração e design de interiores, porém, as cozinhas estão à frente do seu tempo: invenções tecnológicas surpreendentes aliam design, eficiência e rapidez no novo "coração da casa".
As casas inteligentes são uma realidade em expansão há anos. A automação residencial, com a finalidade de facilitar a rotina, auxiliar em pequenas atividades do dia a dia e promover soluções para os moradores de forma rápida, deixa a vida dos moradores mais eficiente e confortável. Muito além de cortinas que abrem com comando de voz e das luzes que acendem e apagam com um estalar de dedos, cômodos interligados e conectados com a websfera e tecnologia rendem resultados muito próximos do imaginário de "Os Jetsons". Para começar a modernizar a cozinha de casa, a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Andressa Bassinelli, preparou algumas dicas.
Eletrodomésticos inteligentes
A tecnologia caminha no sentido de criar eletrodomésticos com memória interna, capazes de informar quais alimentos estão prestes a vencer ou aqueles congelados há mais tempo. O mercado, inclusive, já oferece geladeiras equipadas com sistemas de circulação diferenciada de ar nos diferentes compartimentos, que mantém os níveis de temperatura e umidade constantes e evita a mistura de sabores e odores.
"As novidades são surpreendentes! Por exemplo, entre as variadas propostas de fornos existentes no mercado, as soluções tecnologicamente mais avançadas já oferecem cozimento a vácuo. Outra tendência é o cozimento por ondas eletromagnéticas que regulam e se adaptam à consistência e ao tipo de alimento", complementa a arquiteta.
O design acompanha o modernismo
Os revestimentos acompanham a tendência e possuem cada vez mais tecnologia embutida que auxiliam na limpeza, além de serem mais resistentes às temperaturas e umidade. Os armários, por sua vez, possuem travas e freios para evitar atrito e podem ser feitos com materiais mais resistentes. Tudo em prol da durabilidade e qualidade.
E quem acredita que os eletrodomésticos são apenas funcionais, engana-se. "Um dos maiores destaques do decorado do Epic foi nada mais nada menos que a geladeira. Da marca eslovena Gorenje, a geladeira de portas francesas tem puxadores selecionados especialmente para decorar o ambiente. Os eletrodomésticos agora são personalizáveis", vibra Andressa.
Tecnologia contra o desperdício
Todas as tecnologias citadas vêm para simplificar e auxiliar a rotina das pessoas, e ainda possuem apelo sustentável. "O desperdício é coisa do passado. Geladeiras que monitoram a validade dos alimentos farão com que os moradores não joguem tantas coisas fora. Os misturadores com sensor de movimento evitam gotejamentos e vazamentos, além de consumir menos água. Os fornos que desligam sem interferência vão evitar o uso desnecessário de gás. Até mesmo as novas lava-louças prometem economizar água e energia. Definitivamente, é uma cozinha inteligente que raciona seus gastos", explica a arquiteta.