Arquitetura

Conceito e Estrutura

Onde: Curitiba • 07 de Dezembro - 2023 | Fotos Eduardo Macarios

Inserida em um terreno desafiador, a casa de 454 m², assinada por Luiz Volpato Arquitetura, surpreende pela arquitetura marcante com grandes vãos livres e volumetria bem pensada

Um bom projeto é composto por uma somatória de detalhes, alguns visíveis apenas aos olhos aguçados de um bom profissional. O terreno de 520 m², situado em um condomínio fechado em Curitiba, possuía um declive acentuado e fazia fronteira com o bosque exuberante do entorno, fatores que precisaram ser considerados nos quesitos insolação, ventilação e estruturação do projeto.

 

"A encomenda do cliente estava pautada na criação de uma casa para uma família pequena, dentro de um condomínio com casas de maior porte. Havia uma preocupação que o projeto destoasse [das demais casas] pela necessidade do menor dimensionamento.", relembra o arquiteto Luiz Volpato, à frente do escritório Luiz Volpato Arquitetura, responsável pelo projeto arquitetônico e de interiores.

 


A solução foi soltar a casa do térreo, buscando uma melhor insolação, de modo que o volume principal da residência foi construído em estruturas de aço e lajes concretadas sobre steel deck, parecendo flutuar sobre o amplo vão livre que abriga o primeiro e segundo subsolos.

 

A estética impactante dos materiais construtivos, como o brise frontal em chapa de alumínio expandido e concreto, ganhou ainda mais destaque quando combinada aos pilares vermelhos e à escadaria escultural que acessa o pavimento principal. O jardim, envolvido por telas de aço galvanizado elevado sobre o vão livre com vista para a mata ao fundo, completou a personalidade marcante da fachada frontal.

 


Para aproveitar ao máximo o terreno os arquitetos distribuíram o layout em quatro pavimentos, totalizando 454 m² de área construída. A solução permitiu incluir academia e espaço de circulação no segundo subsolo, garagem, hall de entrada e áreas de serviço no primeiro subsolo, áreas sociais, de lazer e de convivência no primeiro pavimento e suítes e closets no pavimento superior.

 

 

Devido à beleza natural, proporcionada pela abertura dos ambientes para a paisagem, o décor é minimalista e composto apenas por peças pontuais e móveis sob medida elaborados pelos próprios arquitetos. A mesma premissa foi aplicada ao projeto luminotécnico, marcado pelos pendentes e spots modernos fornecidos pela Eletrorastro e utilizados nos destaques pontuais de efeito cênico. O máximo aproveitamento da luz solar e o uso racional da iluminação artificial completam esta residência de arquitetura verdadeira, sem excessos, por dentro e por fora.

 

Acesse nossa galeria para mais imagens do projeto! A matéria completa é parte da edição 116 da Revista Casa Sul, já à venda nas bancas e em nossa loja virtual.