Interiores

Como escolher banquetas e cadeiras

Onde: Curitiba • 25 de Novembro - 2020 | Fotos Créditos nas fotos

Confira dicas dos profissionais para escolher os assentos ideais para cada ambiente e proposta de décor

Você já parou para pensar na importância que cadeiras e banquetas têm no nosso dia a dia? Essas peças são essenciais na decoração e na funcionalidade do lar, estando presentes em vários momentos da rotina. Dessa forma, é necessário escolhê-las com muito carinho e atenção na hora da compra. Para quem tem dúvidas a respeito do tema, o arquiteto Renan Altera (Altera Arquitetura) apresenta recomendações e ideias para acertar na escolha:

O QUE LEVAR EM CONTA

Uma das características mais importantes para escolher uma banqueta é a altura do assento. "Se a peça será colocada em uma ilha ou península, por exemplo, é imprescindível que a altura do assento esteja compatível com a superfície. Esse cuidado evita que o morador fique debruçado, uma posição muito desconfortável para se alimentar", conta Renan. Cuidado semelhante vale para as cadeiras, pois, se apresentarem altura superior à mesa ou vice versa, trarão incômodo ao usuário. Na bancada de refeições projetada na ilha, as banquetas devem estar em total alinhamento, seja na parte estética, seja nas proporções.


MELHOR MOMENTO PARA ESCOLHER AS PEÇAS

A recomendação é que a escolha do modelo das cadeiras ou banquetas seja realizada na fase de projeto (independente do ambiente em que serão colocadas). "Porém se o cliente mudar de ideia no meio do caminho, ainda é possível alterar o modelo enquanto ocorre a execução da obra, desde que não tenha interferência na altura das bancadas já feitas", explica o arquiteto. Para um bom resultado final é necessário prever a proposta do décor de interiores e combiná-la ao mobiliário e projeto arquitetônico. 

Felizmente, há no mercado materiais que atendem a todos os gostos, necessidades e bolsos: a decisão dependerá do estilo adotado para o décor. No que diz respeito ao acabamento, cadeiras e banquetas podem apresentar materiais como madeira, couro, tecidos diversos, metais, plástico ABS e acrílico, além estofados e encostos diferenciados.  

Já para as áreas de refeições é preciso considerar o perfil do cliente: moradores em busca de praticidade, com crianças pequenas em casa ou que tenham bichos de estimação devem considerar investir em materiais como couro, tecidos impermeabilizados, plástico ABS ou acrílico. Opções mais resistentes evitam dissabores com derramamento de líquidos, alimentos e sujeira. 

Acima: projeto Altera Arquitetura com fotos de JP Image

 

MODELOS EM ALTA

Banquetas e cadeiras no estilo industrial estão em ascensão. Aposte também em banquetas quadradas, que estão bastante na moda. E, para quem não quer errar, opte por peças com design clean e elegante, pois são atemporais. Também é possível incluir cadeiras e banquetas de estilos diferentes no décor. Porém, é sempre importante levar em conta o bom senso na hora de mesclar, pois tudo precisa estar em harmonia. Na dúvida, sempre converse com um profissional especializado para ajudar na tarefa.


 

DE OLHO NA QUALIDADE

Na hora da compra, sempre é bom considerar uma banqueta bem estruturada e de fornecedores de confiança, para garantir a segurança de todos. Sobre a ergonomia, assentos muito pequenos costumam causar incômodo e desconforto, além de muitas vezes não observar as medidas ideais de altura.

No mercado há uma série de fornecedores de cadeiras e banquetas de boa qualidade, nos mais variados estilos. Assim, vale a pena pedir indicações para profissionais, como o seu arquiteto, por exemplo, ou então para amigos e parentes que tenham boas referências. Outra sugestão é acompanhar veículos de imprensa especializados como a Casasul: em nossas redes sociais e canal do Youtube sempre é possível encontrar uma lista de empresas confiáveis e de qualidade reconhecida por arquitetos e designers. Finalmente, quando o cliente busca por um modelo exclusivo, altura fora do padrão ou atendimento a uma demanda específica, é possível optar por peças personalizadas ou sob medida. 



PARA A SALA DE JANTAR

Neste ambiente as cadeiras, juntamente com a mesa principal, protagonizam o décor do espaço (semelhante ao que ocorre com o sofá, na sala de estar). Investir em conforto, harmonia com a decoração e funcionalidade é essencial, já que, por serem um ponto visual chamativo, as cadeiras afetarão todo o resultado. Vale a pena considerar a altura, conforto, proposta visual, resistência e frequência de uso antes de tomar uma decisão. 



HOME OFFICE 


Em função da pandemia e da mudança de paradigmas que ela trouxe muita gente passou a trabalhar, em definitivo, no sistema home office. Sendo assim, nunca foi tão importante investir em uma cadeira ou poltrona adequada para o expediente em casa."Bem-estar e comodidade devem ser os principais atributos analisados. Afinal, não existe nada pior do que passar várias horas em um móvel que causa dores no corpo e problemas piores a médio e longo prazo", alerta Renan.

Como se trata de um escritório integrado com a casa, também é preciso observar se a escolha de uma cadeira específica não destoará do resto da decoração: um assento que tenha muita cara de "escritório corporativo" pode descaracterizar a imagem acolhedora da residência. Existem opções adequadas do ponto de vista da ergonomia e que não possuem linhas tão "institucionais": a velha cadeira de rodinhas nem sempre é a melhor alternativa, valendo a pena pesquisar opções e preços em lojas e veículos de imprensa especializados."Na dúvida, invista em modelos com cores e materiais mais neutros, que ficam bem em qualquer situação", conclui o arquiteto.

Confira mais imagens em nossa galeria! Acompanhe nossas redes sociais e canal no Youtube para não perder nenhuma novidade!