Casa com cara de casa
Onde: Curitiba • 06 de Dezembro - 2018 | Fotos Dea FylykProjeto de Lima Ramos e Lombardi sobrepõe tons e texturas em espaços que podem ser desfrutados sempre
Uma casa com cara de casa, onde todos os ambientes são cem por cento utilizados no dia-a-dia familiar. Este foi o ponto de partida do projeto de interiores da residência em condomínio fechado, desenhado pelo escritório Lima Ramos e Lombardi. “A cliente sabia muito bem o que queria e tinha uma rotina bem definida, repleta de festas para os amigos e familiares. O casal gosta muito de receber em casa, então os espaços sociais precisavam ser bem integrados”, conta a arquiteta Bianca Lombardi, uma da sócias.
A residência, situada no bairro Tingui em Curitiba, foi construída em três níveis: garagem, no subsolo, térreo e primeiro andar. Um único espaço social bem integrado, composto por hall de entrada, home theater, living com lareira à etanol, sala de jantar e cozinha gourmet, ocupa o térreo. Modulável, o home theater pode ser separado do living e da área social através de portas de correr com espelhos, para maior privacidade.
O hall de entrada e toda a área social receberam piso de porcelanato tipo Mármore Calacatta acetinado extrafino, da Portobello Shop, servindo de base para o mobiliário e objetos de decoração em tonalidades que variam do branco ao fendi, com pontos específicos em dourado. O sofá em capitonê off-white recebeu almofadas brancas de pelo, combinando com a dupla de pufes com pés dourados. Um nicho executado em marcenaria sob medida abriga um canteiro de orquídeas brancas, acompanhando o espaldar do sofá e a parte de trás do buffet espelhado. A lareira à etanol revestida com porcelanato tipo Mármore Bronze Armani, da Eliane (Pastilhart), e a cascata externa com mosaico de pedras pretas e chapa de mármore, iluminada por fitas de LED, criam uma interessante composição com fogo e água.
Dois pendentes de cristal ocupam lugar de destaque acima da mesa de jantar, com lugar para dez pessoas, comunicando-se visualmente com a cristaleira feita sob medida com fundo espelhado. A cozinha
gourmet recebeu bancadas em Corian Ônix White, retroiluminada, da Decorea, e balcão em vidro para
acomodar um trio de banquetas. “O Corian é um tipo de resina bem interessante de se trabalhar. Esse modelo Ônix White é um lançamento da Decorea e pode ser montado na hora, sem emendas, contribuindo para um resultado visualmente harmônico”, conta Bianca. A iluminação em toda a área social é trabalhada em rasgos no teto, com fitas de LED e spots pontuais ressaltando móveis e objetos, além de pendentes decorativos em cristal.
No primeiro pavimento, o corredor que conecta o quarto de hóspedes à suíte da filha e à suíte máster
é acompanhado em toda sua extensão por um nicho revestido com material 3D e iluminação indireta, além de guarda-corpo elevado em vidro para maior segurança. A suíte máster conta com pendentes
de cristal, um de cada lado da cama, e painel de TV separando a área de um pequeno home office.
O quartinho da menina possui piso vinílico, tapete tipo shaggy e iluminação agradável, criada através de
rasgos no gesso, que vão do chão ao teto, e do lustre de cristal e tecido. Em uma das paredes, próxima ao berço, textura lúdica em quartzo, assinada pela artista plástica Marilene Ropelato.