Arquitetura

Apartamento de 72m² ganha décor industrial

Onde: Curitiba • 24 de Agosto - 2020 | Fotos Guilherme Pucci

Apartamento de atmosfera moderna realça área social integrada

À frente do Liv'n Arquitetura, a profissional Júlia Guadix contradiz o ditado 'casa de ferreiro, espeto de pau' e assina o projeto do imóvel que divide com seu marido e Bolotinha, o filho pet do jovem casal. Concreto aparente, tijolinho à vista e base com tons cinza evidenciam o layout e mobiliário reversível para as próximas fases da vida.

 

Com 72 m² e localizado no bairro da Vila Olímpia, capital paulista, o projeto de arquitetura e interiores assinado pela profissional destaca a essência despojada por meio de um décor contemporâneo e atmosfera industrial com toques de cor e conforto. Para a integração dos ambientes a arquiteta apostou em móveis sob medida que agregam funcionalidade ao dia-a-dia.

A sala de estar conta um sofá modular confortável que pode virar uma cama para receber hóspedes. A integração exerceu um significado especial para o casal: como antes eles moravam em um apê com apenas 40m², a ausência de paredes, que propicia fluidez na circulação, contribuiu para alcançar o sonho de um lar mais amplo, com uma cozinha funcional perfeita para receber família e amigos com comodidade.

"Para planejar um imóvel com esse conceito, a prerrogativa é promover uma reflexão de vida. Quanto tempo os moradores pretendem ficar e quais os planos para a família norteiam o nosso trabalho como arquiteta. Eu e meu marido fizemos essas projeções", relembra Júlia. Foi assim que eles decidiram por um apartamento com apenas um quarto, porém com a opção de criar o segundo onde está a parede de tijolos. A marcenaria foi planejada para ser 100% reaproveitada em caso de alterações futuras. O sofá, por ser modular, pode ser tranquilamente readequado a um possível novo cenário na vida familiar.
"O que vier a acontecer mais para frente transitará em uma reforma simples com o emprego do drywall, toques de marcenaria e pintura", revela a arquiteta. 

Com um orçamento mais enxuto (uma realidade para muitos jovens casais), o conselho da arquiteta é encarar uma lista de tópicos que definem o imóvel sonhado para, como próximo passo, estabelecer as prioridades que serão executadas em etapas. "Essa é a forma mais inteligente de se realizar um projeto com verbas mais restritas", declara.

 

Na sala de estar a parede de tijolinhos é um dos grandes pontos altos pois, além de conferir um visual rústico, aquece o ambiente repleto de elementos frios, como o teto em concreto. Um único móvel planejado em 'L' funciona como rack da TV e atende a área musical servindo como um banco. A peça é perfeita para armazenar itens pessoais, sem pesar no visual do ambiente.

 

A varanda foi integrada à cozinha e, por isso tornou-se a área perfeita para criar a sala de jantar com clima industrial. A decoração ganhou vida com as cadeiras Bertoia (Tok&Stok), em cobre, pendentes com lâmpada de filamento aparente e o painel em MDF preto.

Para a cozinha a aposta foi utilizar uma bancada de Silestone branca com granulações e eletrodomésticos com pintura em inox. Facilitando o dia a dia, o cooktop de indução, uma lava louças e uma lava e seca foram embutidas e ajudam a poupar um tempo precioso. Como toque final, as luzes de LED colocadas em cima dos armários superiores dão a iluminação perfeita para cozinhar.

Confira mais imagens em nossa galeria!