Apartamento com pé-direito alto
Onde: • 21 de Janeiro - 2025 | Fotos André MortattiComo aproveitar o recurso para criar ambientes funcionais, confortáveis e visualmente equilibrados
Pé-direito alto é um termo arquitetônico que se refere à altura entre o piso e o teto de um ambiente, sendo considerado alto quando essa medida ultrapassa o padrão comum de aproximadamente 2,70 metros. Geralmente, um pé-direito alto varia entre 3 e 5 metros ou mais, dependendo do projeto.
Essa característica proporciona diversas vantagens, como maior amplitude visual, melhor circulação de ar, maior entrada de luz natural e a possibilidade de explorar soluções arquitetônicas diferenciadas, como mezaninos, luminárias suspensas ou janelas amplas. É uma escolha comum em lofts, coberturas e projetos que buscam sofisticação e personalidade.
O projeto desenvolvido pela arquiteta Luciana Viganó, aproveitou o alto pé-direito para criar ambientes onde o design encontra liberdade e sofisticação. Com espaços amplos, luz natural abundante e a possibilidade de criar ambientes integrados e imponentes, o projeto transforma o que poderia ser apenas uma moradia em uma experiência arquitetônica marcante. Neste passeio pelo imóvel, vamos descobrir como cada detalhe foi pensado para valorizar o espaço vertical e tornar o ambiente acolhedor e ao mesmo tempo grandioso.
A proposta foi apresentada na Casacor São Paulo do ano passado no ambiente Estúdio Laços da Arte com 55 m². Para Luciana, “espaços pequenos não são sinônimos de simplicidade. Em uma sociedade marcada pelo crescimento populacional e a redução da metragem nas moradias, por meio de estratégias personalizadas, é possível desenvolver configurações sofisticadas mesmo em um imóvel compacto”, comenta.
O projeto foi desenvolvido a partir da persona de um homem, apaixonado por arte, para imprimir a aura refinada do projeto de interiores que é percebida tanto pelas 17 obras icônicas que ela selecionou, como pelas soluções e o design dos móveis – incluindo o sofá, com desenho exclusivo assinado por Luciana.
“As peças são uma forma de trazer identidade para um apê pequeno e que a atmosfera luxuosa pode ir ainda além. A utilização de um espaço de jardim faz toda a diferença, por exemplo. Afinal, um ambiente de luxo também é aquele que oferece sensação de tranquilidade promovida pela natureza.”, explica a arquiteta.
Com o layout integrado, outra aposta são os balcões que dividem os ambientes e ampliam a eficiência de cada um. Logo na entrada da cozinha, a ampla bancada, elaborada com a técnica de efeito rocha impressiona, se tornando protagonista no espaço.
Serviço
www.vigano.com.br
luciana@vigano.com.br
@viganoarquitetura