Antes e Depois: reforma com personalidade
Onde: Curitiba • 10 de Novembro - 2022 | Fotos Evelyn MullerApartamento de 165 m² se transforma com novo layout, marcenaria e acabamentos customizados em reforma comandada pela arquiteta Marina Carvalho
Nem sempre o imóvel entregue pela construtora está de acordo com o estilo de vida e necessidades dos proprietários. Para que o projeto atenda a todas as expectativas, algumas intervenções no layout e décor são indispensáveis. O casal e seu filho procuraram a arquiteta Marina Carvalho, à frente do escritório que leva seu nome, para transformar o apartamento de 165m² na zona oeste de São Paulo em uma residência agradável e prática.
"Eles nos encontraram depois de uma boa pesquisa na internet. O apartamento, entregue novo pela construtora, estava bem cru e os espaços não combinavam com o estilo de vida do casal. Como eles adoram receber e cozinhar, queriam uma melhor integração entre os espaços, e nos pediram materiais práticos e acolhedores", relata a profissional. Algumas alterações na estrutura do imóvel, como a demolição de algumas paredes da área social, da mureta da sala de jantar e da porta da antiga varanda, permitiram que o living ganhasse mais espaço.
Com um estilo contemporâneo e moderno, o apartamento revela soluções estruturais interessantes e revestimentos e cores que destacam cada ambiente com bastante personalidade. Acompanhe o tour detalhado:
Sala de estar
Antes
A sala de estar do apartamento foi composta uma marcenaria que, além de elegante, garante a funcionalidade do ambiente. Marina conseguiu setorizar bem o espaço através do mobiliário revestimentos e cores neutras empregadas no local |Fotos: Evelyn Müller
Depois
Ao entrar no apartamento, moradores e visitantes são recebidos pela madeira ripada que abraça boa parte da sala. Além da textura contemporânea, sua presença camufla a existência dos armários que recebem louças e outros itens que atendem as salas e a cozinha. A integração área social não foi prejudicada pela setorização visual dos diversos espaços: de um lado, o espaço de TV é definido pela composição de sofás, poltronas e tapetes e, logo atrás, o cantinho do café com um prático móvel desenhado pela arquiteta separa a sala da cozinha.
"Aqui optamos por uma iluminação automatizada que ajuda a criar várias cenas e é controlada por tablet, smartphone ou comando de voz. Já o piso de porcelanato é responsável pela conexão sala de estar com outros espaços da área social", explica a profissional.
Sala de jantar
Antes
Na conexão com estar, varanda e cozinha, a sala de jantar tornou-se um local bem espaçoso. Por conta da eliminação das paredes da área social, este cômodo ganhou uma mesa extensa, justamente para comportar familiares e amigos que os moradores recebem com frequência. Em uma das extremidades dos móveis, uma ilha, que também serve como aparador, consegue apoiar os utensílios que não cabem na mesa e, para fechar, o ambiente é agraciado pela abundante luz natural e pendentes para os momentos noturnos.
Área Gourmet
Antes
A arquiteta Marina Carvalho promoveu a substituição dos revestimentos e projetou a marcenaria que deixou tudo perfeito para os churrascos no final de semana | Fotos: Evelyn Müller
Sem as paredes, a varanda e a sala de jantar parecem um único cômodo. Como a churrasqueira entregue pela construtora era formada apenas por uma abertura para colocar carvão, Marina especificou uma bancada de quartzo branco com pia e um fogão elétrico para grelhar carnes. Outra modificação foi a coifa, trocada por um equipamento mais eficiente para a fumaça não se espalhar pelo imóvel.
Antes
Não foi necessário mudar o posicionamento da bancada na cozinha, porém Marina substituiu a superfície por um material mais resistente, com 4mm de espessura. A parede com revestimento em degradê de cerâmicas em tons de cinza permitiu a inclusão de outros elementos um pouco mais coloridos. Por conta dos armários na parte superior, a inclusão de uma fita de LED auxiliou a iluminar o espaço.
Depois
Do outro lado do ambiente, a marcenaria planejada dispôs o forno e micro-ondas numa altura bem prática. A estrutura ainda contempla gavetas e nichos para armazenamento, além do encaixe da geladeira.
Depois
Quarto de casal
Antes
Marina Carvalho conseguiu aproveitar cada centímetro da suíte de forma eficaz. O dormitório com closet, em formato de 'U', oferece espaço de sobra para guardar as peças de roupa. A cabeceira de cama confortável, com marcenaria planejada e sistema de iluminação, completam o décor. |Fotos: Evelyn Müller
Depois
Quarto de solteiro
A cabeceira de cama ripada divide os dois espaços do dormitório de maneira harmônica. | Fotos: Evelyn Müller
O quarto do filho também demandou modificações. Para ter mais conforto, uma cama de viúvo, muito espaçosa, foi adicionada ao dormitório. A cabeceira, formada por um painel ripado, esconde o pequeno closet que antes funcionava como banheiro. "Criamos uma solução justamente para separar o quarto do pequeno closet. Usamos MDF fendi com ripas vazadas, de 2 cm de altura e 1 cm de espaçamento, garantindo a privacidade do closet", explicou a arquiteta.
Confira todas as imagens em nossa galeria!