A volta do maximalismo?
Onde: Curitiba • 19 de Abril - 2023 | Fotos DivulgaçãoLançamentos da Euroluce 2023 sugerem o retorno do décor "mais é mais" com força total
Começou ontem a 61ª edição do Salone Del Mobile de Milão, na Itália. Além da maior feira de design e arquitetura do mundo, com inúmeros lançamentos de marcas do setor, a edição deste ano também inclui a exposição bienal Euroluce, voltada especialmente a lançamentos e novas tecnologias em iluminação. Os produtos apresentados pelos mais de 500 expositores oferecem uma rara oportunidade de antecipar tendências e identificar os rumos que o mercado de lighting design tomará a curto e médio prazo.
Neste primeiro dia de evento já é possível identificar uma quantidade muito maior de lançamentos que fogem ao estilo minimalista. Se nas edições anteriores os expositores apostavam em formas geométricas simples, com detalhes discretos e linhas limpas na absoluta na maioria das peças, os lançamentos deste ano trazem peças marcantes, detalhadas, que exploram volumes e materiais com efeitos inusitados. Os lançamentos atendem a uma ampla gama de estilos, sendo capazes de protagonizar o décor e virar o centro das atenções em qualquer espaço.
Foto: Lustre Autumn Leaves, de metal e folhas de vidro Murano, da Multiforme.
Foto: Lustre Sheherazade, de seda, metal e Murano, da Fortuny.
Foto: Arandela Helix, de metal, da Vivida International. Segundo os organizadores, os objetos representam uma forma de ser e ocupar um lugar no mundo - uma forma de viver e retratar os tempos em que vivemos. "A mobília que escolhemos para nossos lares tem o papel de transformar um espaço genérico em algo que verdadeiramente representa quem somos, sendo peças com as quais convivemos e coabitamos a longo prazo. O que vemos no Salone Del Mobile, portanto, necessariamente representa uma gama quase infinita de vozes, interpretações, histórias e soluções - um surpreendente mix autoral e cheio de personalidade." Confira alguns lançamentos na nossa galeria de imagens!