Imóveis

Marketing digital para o mercado imobiliário

Onde: Curitiba • 09 de Julho - 2020 | Fotos Bia Nauiack

Construtoras antecipam tendências digitais para lançar empreendimentos e fechar negócios

A pandemia da Covid-19 exigiu uma rápida adaptação das empresas para preservar a estabilidade no mercado. Uma das maiores apostas foi o uso das plataformas digitais para divulgar as novidades e manter as vendas ativas: de acordo com um mapeamento da Socialbakers - empresa global de marketing digital - a interação em posts orgânicos de páginas de marcas no Facebook e Instagram chegou a crescer até 200% durante o período de isolamento social.

Ainda, dados da plataforma Shareablee - empresa de mensuração e monitoramento de mídia - mostram que o Brasil está entre os países com o maior percentual de mudança no número de publicações e interações em mídias sociais registradas em março de 2020. Os números indicam que os níveis mais altos de engajamento foram obtidos no Instagram, nas categorias “finanças” e “saúde”, superando um aumento de 100% nas interações desde março de 2019.

O investimento na tecnologia e no mundo digital é uma das estratégias adotadas pela A.Yoshii Engenharia. A construtora paranaense, que tem 55 anos de história, mantém as vendas ativas e cumpre o cronograma de obras mesmo com os percalços provocados pela pandemia. Desde 2019 a empresa investe na digitalização de todo o processo de vendas e centralização das oportunidades de negócios. O atendimento por meio do site, do WhatsApp e do chat online, aliados a portais de vendas, aplicativos e assinatura digital, foram componentes implantados em todas as etapas de venda.

As inovações adotadas pela empresa também contribuem para a área de compliance da A.Yoshii - uma das primeiras a anteciparem o impacto tecnológico causado pela pandemia da Covid-19. A plataforma ClickCompliance foi criada para se comunicar com seus stakeholders, por meio de um software em nuvem que possibilita acesso a qualquer local e é responsável pela gestão de documentos, treinamentos, canais de denúncias, comunicação pelo Compliance Bot de atendimento, entre outros.

“O online virou o principal canal de negócio, com a digitalização do atendimento e dos processos. São investimentos em tecnologia como site, chat, aplicativos de relacionamento e tour virtual nos decorados por meio de ferramentas como 360º, por exemplo”, explica a gerente de Marketing da A.Yoshii, Maria Fernanda Beneli Vicente.

Diante destas adaptações e inovações o Grupo A.Yoshii também segue estratégias online para lançar um novo empreendimento: o Glória Residence. Com apartamentos de alto padrão de 113 m², o edifício está localizado em Londrina (PR) e contou com estratégias de vendas online, relacionamento com influenciadores digitais e tour virtual 360º pelo apartamento decorado.


"Os clientes podem fazer uma visita detalhada no imóvel pelo computador, tablet ou celular e seguir com a negociação e envio de documentação para análise de maneira clara, rápida e segura. Essa experiência está sendo a base para darmos prosseguimento aos próximos lançamentos de forma totalmente digital", comenta o diretor-executivo Comercial de Incorporação da A.Yoshii, Luiz Rogério Venturini.

A construtora também antecipou algumas tendências de arquitetura no avant-première do próximo lançamento em Curitiba (PR). O empreendimento residencial Talent foi apresentado durante um desfile de moda online, realizado em parceria com a multibrand feminina Bazaar Fashion. O conteúdo do desfile foi divulgado nas redes sociais para mostrar as tendências aplicadas do imóvel decorado e na coleção Outono/Inverno 2020 da boutique.

De acordo com as pesquisas da Brain Inteligência, é esperado um aumento de 20% na intenção de compras no ramo imobiliário pelos próximos seis meses. Diante do cenário positivo, a A.Yoshii também adotou estratégias de assinatura digital de contratos, para proporcionar mais conforto e segurança aos clientes. “O imóvel permanece como um dos ativos mais seguros para investimento. Criamos recursos para que os sonhos não sejam colocados em segundo plano, em virtude das incertezas causadas pelo novo coronavírus. A transformação digital vai fortalecer os negócios e mudar o comportamento de compra do consumidor, não só nesse período, mas também quando a pandemia passar”, conclui Maria Fernanda.

A área de tecnologia da informação da construtora executou um alto investimento em ferramentas de colaboração e digitalização de processos, além de segurança da informação para o acesso remoto, com melhorias e upgrades em VPN, firewall, licenças e ferramentas para videoconferências em grupo. O mercado imobiliário pós-pandemia promete beneficiar iniciativas de divulgação on-line, mantendo a tendência em alta e exigindo a atualização das estratégias de vendas de novos empreendimentos.