A descoberta da multipotencialidade
O que você vai ser quando crescer? Qual sua profissão? O que você mais gosta de fazer?
Segue a lista de faculdades e cursos que tenho feito durante a vida: inglês, design de produto, design de moda, estilismo de confecção industrial, administração, vitrinismo, fotografia, confeitaria, yoga, meditação, corte e costura, modelagem, empreendedorismo, maquiagem e vai longe...
Sem foco, não é mesmo? Exatamente. Me considero uma curiosa implacável; o que motiva essa curiosidade é o novo, aquilo que não conheço! Desenvolver vários projetos ao mesmo tempo sem mesmo ter relação entre eles, rápida adaptação ao novo, aprendizado acelerado e devoradora de livros. Até pouco tempo atrás acreditava que isso era um problemão, pois continuo sem a reposta para as perguntas do início.
Carreira, especialização e caminho focado sempre foram temas que me arrepiavam! Só de pensar em fazer a mesma coisa o resto da vida já me deixava entediada. O mesmo acontece com desafios, assim que sinto que passei por algum, ele já perde o encanto e busco o seguinte. Minha vida é uma constante; de buscas!
Então encontrei algumas autoras que me apresentaram a multipotencialidade, a explicação para o formigueiro em que me sento a vida toda. Assim como eu, existem multipotenciais aos milhares; cada um da sua forma, simultâneos ou sequenciais. Simultâneos são os que realizam várias tarefas ao mesmo tempo, sequenciais são os que terminam uma tarefa e já engrenam na seguinte, sem descanso. Arrisco dizer que existem os mistos, que hora são um tipo, hora são outro.
Como conseguir ganhar dinheiro dessa forma? Grande pergunta! Domar a fera da instabilidade dentro de nós não é algo fácil, mas é possível. A economia criativa, com novos modelos de negócio, intra empreendedorismo e novas skills, prova que existe espaço, aos montes, para novas formas de agir e pensar.
Há, tenho a resposta para as perguntas do início: TUDO.