A colorida Casacor Pernambuco
Onde: Pernambuco • 03 de Novembro - 2023 | Fotos Alison MatiasTons alegres e inspiração na arte popular marcam a 5ª. Edição da mostra em Recife
O Edifício Chanteclair, no Bairro do Recife sedia até domingo, dia 5, a Casacor Pernambuco com os mais variados estilos de projetos para resgatar a importância da casa como extensão do corpo, prolongamento e retrato da personalidade de seus moradores, com ambientes baseados no tema Corpo & Morada. Nós selecionamos 5 ambientes em que as cores da Coral em tetos e paredes são protagonistas.
O projeto flerta com a tropicalidade brasileira, trazendo artistas que têm as cores como marca registrada de seus trabalhos. A obra principal do ambiente é uma tapeçaria de Pedro Frederico que logo na entrada chama atenção por sua grandiosidade, textura e tons, que mimetizam a composição da colorida paleta do ambiente onde foram usadas as cores Verde Real, Chafariz da Praça, Vermelho Colonial, Chegada do Inverno e Cobre Suave.
O espaço é uma homenagem a Carlos Augusto Lira, arquiteto apaixonado por colecionar arte popular. A escolha das peças e dos objetos de coleção é uma referência à sua paixão pelo belo, enquanto a seleção de mobiliário contemporâneo cria um espaço moderno e atemporal. As cores da Coral protagonistas aqui são a Bege Montaria e Pote de Argila.
O espaço foi concebido em uma perspectiva de coleção de arte e antiguidade envolvidos em uma iluminação pontual e focada em peças que vão do século XVIII, passando pelo art decó e século XX, finalizando com arte contemporânea e também arte popular. O marrom está ali para reunir todos os elementos em uma linguagem única e criar um fundo para a exposição da coletânea. A cor predominante, selecionada do leque da Coral, é o Marrom Burguês.
Cores quentes e materiais aconchegantes criam um quarto que celebra o afeto e as lembranças. Na cor Adorno Rupestre, a tinta em acabamento matte traz a sensação da firmeza do homem, enquanto a tonalidade Palha representa a delicadeza e sobriedade da mulher.
A fim de criar a atmosfera aconchegante, Camila Horta e Eduarda Jungmann cercaram todo o espaço em madeira natural ripada, piso em pedra natural bruta na cor chumbo contrastando com a cor azul. As arquitetas optaram por móveis soltos de designers brasileiros. Nesse ambiente, predominam as cores Azul Imponente e Branco Cru, da Coral.
Você encontra todo o leque da Coral na Tintas Vergínia. Acesse o site e confira o endereço mais próximo de você.