Conexão

6 dicas para evitar alergias

Onde: Curitiba • 19 de Janeiro - 2023 | Fotos Créditos nas Fotos

Médica da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia dá dicas para dar um fim ao problema

Sabe aquele costume de colocar o travesseiro no sol de tempos em tempos? Pois é: o que parece uma medida saudável para evitar a proliferação de fungos e ácaros na verdade pode só piorar o problema.


A Dra. Ana Caroline Dela Bianca, especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), explica: "No caso dos travesseiros, os ácaros e micro-organismos se localizam internamente e não na superfície. Se o travesseiro for exposto ao sol, ocorre um aquecimento no seu interior, que normalmente é úmido, repleto de resíduos de pele, e que serve de alimento para os ácaros. A elevação de temperatura favorece aumento da proliferação de ácaros, além de fungos e bactérias. Por isso, o ideal é sempre arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sempre com luz indireta".

Foto: Charlotte May
 

A médica conta que os raios ultravioletas do sol são capazes de eliminar os micro-organismos das superfícies expostas, porém não aqueles nas camadas mais profundas dos colchões, tapetes, almofadas, sofás, pelúcias e roupas de cama - especialmente em ambientes úmidos.

 

Foto: Ketut Subiyanto


"Após dois anos de uso, 10 a 25% do peso de um travesseiro pode ser formado por ácaros e células mortas da pele. Além disso, os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos se dispersam em poeira fina, o que pode ser facilmente inalado e causar alergias", conta Dra. Ana Caroline. Os ácaros domésticos alimentam-se da descamação da pele humana e de animais, sendo capazes de se reproduzir rapidamente quando encontram condições favoráveis, o que pode causar doenças alérgicas como rinite, asma, conjuntivite alérgicas e dermatite atópica.


Abaixo, a especialista da ASBAI passa algumas dicas para prevenir alergias:

* Alérgicos aos ácaros devem usar capas de proteção em travesseiros e colchões, a fim de se evitar maior contaminação de ácaros, fungos e bactérias. As capas devem ser lavadas a cada 3-4 semanas.

* Caso seja necessário lavar o travesseiro isso só deve ser feito se sua secagem completa for possível - de preferência em lavanderias especializadas que sigam estritamente as instruções de lavagem. As máquinas de uso doméstico podem não oferecer o desempenho necessário para a secagem total e acabar agravando o problema devido à umidade remanescente.

* Realizar a troca do travesseiro a cada dois anos, em média.

 

Foto: Tatiana Syrikova

 

* Deixar o quarto sempre bem ventilado e iluminado.

* Remover infiltrações ou outras causas de umidade no quarto ou nos ambientes domésticos.

* Evitar varrer e espanar os móveis durante a limpeza, dando preferência ao uso de panos úmidos. A medida evita que os ácaros entrem em suspensão e se depositem sobre lençóis e fronhas limpos.