Arquitetura

12 marcos da arquitetura curitibana

Onde: Curitiba • 29 de Dezembro - 2020 | Fotos Créditos nas fotos

Conheça edifícios icônicos que enriquecem o panorama urbano da capital paranaense 

Grandes centros urbanos do mundo todo são reconhecidos pelo chamado “skyline” (termo em inglês que significa “linha do céu”). Em português, o “panorama urbano” denomina a vista total ou parcial do horizonte de uma cidade e a silhueta de seus edifícios. Como exemplos icônicos temos Nova Iorque, com seus arranha-céus, Paris, com a Torre Eiffel, e Dubai, com seus edifícios luxuosos de linhas futuristas.

A AG7 Realty promoveu uma oficina digital, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer e a NomadRoots, com o tema “Horizontes Conectados”. Convidados conferiram, de forma online, diferentes estilos arquitetônicos dos prédios históricos e atuais de Curitiba. A importância do processo de criação na arquitetura foi ressaltada a partir de imagens em papel para recorte e desenho em prática apresentada pela Educadora do Museu Oscar Niemeyer (MON), Hanna Torquato (formada em Fotografia pela Universidade Tecnológica do Paraná e em Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná).

Ao todo, foram discutidas 13 edificações de Curitiba (marcos arquitetônicos que inauguraram diferentes estilos na cidade). Confira a seguir:

Casa Romário Martins

 

Palácio Belvedere


O Palácio Belvedere foi fundado em 1915 na Praça João Cândido, no bairro São Francisco. Idealizado e projetado pelo engenheiro e prefeito da capital na época, Cândido Ferreira de Abreu, o palácio inicialmente funcionaria como um Mirante, já que era o ponto mais alto do centro urbanizado da cidade. Desde 1966 a edificação integra o patrimônio histórico do Governo do Estado. Com linhas e influência da art nouveau, estilo que aposta em detalhes sinuosos inspirados na natureza, arabescos característicos enfeitam suas portas e janelas.

 

Prédio Histórico dos Correios


Fundado em 1934, o prédio histórico localizado na Rua XV, ao lado da Universidade Federal do Paraná, foi construído para abrigar a nova sede dos Correios e Telégrafos de Curitiba. A obra foi um marco para a arquitetura da cidade, investindo no estilo art déco com traços geométricos, volumetria diferenciada e exterior de linhas retas.

Prédio Histórico da UFPR

 

O prédio histórico da Universidade Federal do Paraná já passou por várias transformações até chegar à sua aparência atual. Fundado em 1913, com projeto inicial eclético, a edificação ganhou novas alas laterais em reformas nos anos de 1923 e 1926, sendo novamente expandida em 1940. Por fim, nos anos 50, passou por uma reformulação e passou a apresentar a fachada e detalhes arquitetônicos em estilo neoclássico que podem ser vistos hoje em dia. Seu pórtico e colunas remetem à arquitetura greco romana e adicionam a ela elementos próprios.

Prédio da Catedral

A famosa Catedral da Praça Tiradentes foi construída em 1893 em estilo neogótico - ou gótico romano. Inspirada na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha, contém pinturas dos artistas italianos Carlos e Anacleto Garbaccio e projeto assinado pelo arquiteto francês Alphonse Conde des Plas. A execução, com pequenas modificações, foi realizada pelo engenheiro Giovani Lazzarini. Dentre os detalhes arquitetônicos característicos do estilo destacam-se as torres no formato de agulha e as janelas em formato ogival.


Casa Frederico Kirchgässner

 


Projetada pelo arquiteto Frederic Kirchgässner para servir como sua residência, a edificação foi idealizada em 1929 e concluída em 1932.  Um marco da arquitetura modernista no Paraná, foi a primeira residência neste estilo em Curitiba e uma das primeiras em todo o Brasil. Após o falecimento do proprietário, em 1988, o bem foi tombado pelo Estado do Paraná. Até hoje a edificação preserva elementos característicos do estilo modernista, como o telhado de laje funcional com vista da cidade.

 

Tribunal de Contas do Paraná

Casa Bettega

Localizada na Rua da Paz, próxima ao Mercado Municipal, a Casa Bettega foi construída em 1953 pelo famoso arquiteto curitibano Vilanova Artigas. Tombado pelo patrimônio histórico e urbano do município e do estado, foi um dos primeiros projetos executados na cidade no estilo Modernista Brasileiro.


Museu Oscar Niemeyer

Ópera de Arame

 

ÍCARO Jardins do Graciosa

 

AGE360

Serviço: IGTV da @ag7realty.
Os materiais para a oficina podem ser baixados pelo site da AG7: ag7.co.