Vermelho: como usar

Com muitos significados e poderosa na emoção que transmite, a cor vermelha é sempre protagonista quando usada em ambientes com equilíbrio e estética refinada

 Já parou para pensar no significado que as cores têm em nossa existência? Falar de cores, é sempre falar de amor, falar de alegria, de espiritualidade, de vida!

As cores transmitem inúmeros sentimentos, por isso, iniciaremos falando da cor mais sentimental e antiga: o VERMELHO!

O vermelho nos remete a felicidade, força, amor, fortuna, paixão, energia, excitação e poder. Sentimentos nem sempre concordantes, porém sabemos que sentimentos e cores não se combinam ao acaso. O vermelho é amor, por isso pintamos os corações de vermelho, damos rosas vermelhas à pessoa amada, e utlizamos o vermelho para aquecer visualmente os ambientes, pois ele traz uma sensação térmica de 6 graus acima do que realmente está o espaço. Acredita?

O vermelho também é luxo! Lembre-se de que os reis eram coroados vestidos de vermelho. Esta cor, que antigamente envolvia um alto custo devido ao processo de tingimento, sempre foi considerada nobre, presente em teatros, hotéis de luxo, tapeçarias e tecidos. Em contraponto, a tonalidade também suscita sentimentos como irritação, agressividade, daí o cuidado quando a mesma será usada em um ambiente, como o quarto do casal, ou área de trabalho. Para estes cômodos, é mais recomendado o uso do vermelho em pitadas como em objetos -  porta retratos, cerâmica, vasos -  ou leves toques na decoraço ou estampas, para que o calor e a energia desta cor esteja presente sempre.

Vermelho é ainda a cor da prosperidade, por ter ligação com a terra, trazendo esta energia da natureza, e ser única, que não aceita misturas, e, portanto,  sua pureza a faz perfeita.

Tenha o vermelho presente em sua casa e no seu trabalho com harmonia. Use do seu brilho e seu poder para ter com você e com sua família a prosperidade e a alegria de um ambiente, romântico ou próspero, ou poderoso, ou feliz ou o que estiver buscando para seu equilíbrio.

As cores usadas com espiritualidade são as portas para sua felicidade. Veja abaixo ambientes que a Casa Sul selecionou para um roteiro básico de usar a cor sem medo de ser feliz.

 

Consultoria: arquiteta Ana Cristina Ávila

 

 

O projeto da arquiteta Ana Vilas Boas aposta em pitadas de vermelho em apenas um objeto decorativo - o suporte de revistas - e a parede ao fundo. 

 

Quarto assinado pela Arquitetare com cama emoldurada por base vermelha. Acolhimento visual e conforto.

 

 

 

 

As designers Luciana Koehntopp e Fernanda Momesso, da MK Interiores, inseriram lustres de forte presença e almofadas e cristais vermelhos, equilibrando com o tom neutro da sala.

 

 

A elegância marcante de Margit Soares na proposta cointemporânea une a obra artística com o décor.

 

 

Na reforma, a designer Luciana Baggio revestiu as cadeiras antigas em nova padronagem e optou pelo vermelho como cor de contraste.

 

 

Também da MK Interiores, o projeto da cozinha gourmet ganha calor com o vermelho.O truque aqui é usar a cor mais forte em apenas uma das paredes. 

 

 

E na fachada, pode usar vermelho? Pode sim. Veja como ficou original nesta casa assinada pelo escritório Valliatti e Patrão.