Varanda multifacetada

Dicas para transformar o espaço em um local descontraído e relaxante

As varandas de apartamentos geralmente são destinadas à contemplação. O que, realmente, é uma das funções do espaço. Porém, mais do que isso, o local pode ser incorporado a todo o projeto e adquirir outras designações, como recepcionar e relaxar. Para tanto, a arquiteta Erica Salguero apresenta exemplos de como fazê-lo.

1 - As cores e texturas atuais e de fácil manutenção é o primeiro ponto a ser notado neste projeto, criado para um casal com duas filhas. O lugar foi transformado em um canto para a leitura e o descanso para a toda família e utiliza móveis de fibras sintéticas. Além do piso em porcelanato.

 

2 - Nesta varanda, feita para um jovem casal, o toque rústico dá o tom. A cor amarela foi escolhida para acrescentar uma pitada alegre ao ambiente, além de trazer personalidade. A chopeira, embutida a um balcão, que também serve de apoio para o churrasco, é um dos diferenciais. Dessa forma, o local se torna em um espaço para receber amigos. 

 

3 - Receber visitas com comodidade e descontração. Essa foi a premissa deste projeto, no qual Erica utilizou mesa e bancos de madeira e cadeiras em fibras naturais. Além de acabamento em painel de madeira para a churrasqueira e MDF para os armários. Os elementos rústicos contrastam com os acabamentos leves, criando um ambiente equilibrado e elegante. 

 

4 – O lazer do casal foi prioridade nesta varanda, por isso, ela foi fechada em vidro, criando um local requintado e agradável. Mesa de madeira, churrasqueira em inox, móveis em fibra natural, acabamentos leves e detalhes modernos representados pela cor vermelha foram alguns dos elementos utilizados. Além de um balcão projetado para a preparação de drinks.