Uma viagem pelo universo de Vilanova Artigas

Fomos conhecer a exposição que homenageia o arquiteto, no MON, e temos algumas impressões

Em exposição até o dia 31 de julho deste ano, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, a mostra "Nos pormenores um universo" homenageia o centenário do arquiteto curitibano João Batista Vilanova Artigas. Uma das figuras históricas mais relevantes da área no país. E nós fomos até lá conferir tudo com nossos próprios olhos para contar para você. O veredicto? Se você mora em Curitiba, precisa conhecer o quanto antes. Eis os motivos. 

O espaço reservado para a mostra é de cerca de 1.000m² e ocupa as salas 4 e 5 do museu. Ou seja, é extenso. Porém, percebemos que os organizadores conseguiram distribuir bem todos os itens, que variam entre projetos originais, desenhos, esboços, maquetes, fotos e documentos cedidos pela própria família de Artigas e até um documentário, exibido continuamente para quem passa por lá. Com essa considerável gama de objetos, a experiência para quem visita o evento é rica e detalhada. Uma verdadeira imersão no mundo do profissional.


Foto: Marcello Kawase/MON

Um outro ponto interessante que pudemos notar é que a exposição é democrática e abrangente. Se você está familiarizado com o trabalho de Artigas, vai ter a chance de conferir de perto os projetos dele e se tornar ainda mais fã do profissional. Porém, caso você não o conheça, não se sentirá deslocado, pois ao longo de todo o local, foram colocadas placas e painéis que contam a história de Artigas, explorando seu estilo arquitetônico e suas obras. Então, se o nome do arquiteto soa desconhecido para você por agora, após visitar a mostra, garantimos que as coisas vão mudar. E se você já é um "artigano", prepare-se para se encantar ainda mais. 

Por fim, é necessário que tenhamos noção do quão relevante uma exposição como essa é para a capital paranaense. Artigas tem cerca de 700 projetos em seu currículo. 30 deles estão no Paraná, estado no qual nasceu. Todavia, o arquiteto ainda é pouco lembrado em sua terra natal. Aliás, ficou mundialmente conhecido apenas depois de ter se mudado para São Paulo, onde comandou projetos como o do Edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Em Curitiba, ele está por trás de construções como a do Hospital São Lucas e de diversas casas de cunho modernista. O objetivo da exposição, logo, é ainda maior do que o de celebrar a vida de Artigas, é também de valorizar uma das mentes curitibanas mais brilhantes quando assunto é arquitetura. Fomentar a cultura local, que o profissional levou para todo o mundo por meio de suas obras.

É, nos parece que, quando pensamos na magnitude e no legado que o profissional deixou, duas salas parecem pouco. O mundo agradece, mestre. Viva, Artigas!

Serviço

"Nos pormenores um universo – centenário de Vilanova Artigas"

Datas: até 31 de julho de 2016 
Horários: Terça a domingo, das 10h às 18h
Preços: R$ 12 e R$6 (meia-entrada)
Local: Museu Oscar Niemeyer / (41) 3350-4400 ou museuoscarniemeyer.org.br