Uma planta, duas ideias

Duas arquitetas planejaram ambientes diferentes, mas com a mesma planta. Confira o resultado

Dois apartamentos com área de 68m², dois casais diferentes. O desafio de captar as ideias e gostos de cada um dos moradores e projetar ambientes distintos para eles foi realizado pelas arquitetas e irmãs Aline e Denise Bernacki, da Bernacki Arquitetura. Apesar de trabalharem com o mesmo espaço, os projetos desenvolvidos demonstram como a criatividade e as singularidades podem tornar os ambientes únicos e especiais.


Planta dos projetos

A primeira ação realizada pelas projetistas foi estipular os conceitos com os quais trabalhariam. Afinal, eles precisavam condizer com o ritmo de vida dos casais. Um deles, por exemplo, precisava de um home office, uma vez que o marido trabalha em casa. Para tanto, uma parte da sala foi utilizada para criar um escritório, que foi fechado com vidro. Já o outro casal adora receber visitas, por isso, a palavra de ordem foi integração. Para criar mais espaço, as arquitetas integraram cozinha e sala, criando um espaço de 24m² que acomoda cerca de doze pessoas sentadas. 

A limitação com o tamanho da planta, no entanto, não possibilitou grandes intervenções nos quartos de ambos os apartamentos. Ainda sim, a distinção entre os espaços é grande, uma vez que um reflete a personalidade mais sóbria de um dos casais e o outro a personalidade mais vibrante do outro, que optou por tons de roxo. 

Os maiores destaques dos dois ficaram a cargo das integrações entre ambientes e soluções para aproveitamento de espaço. Bem como a ambientação multiuso. Por isso, um dos apartamentos possui móveis divisórias com compartimentos para guardar coisas, por exemplo. São ações simples, mas que ajudaram e muito nos projetos e satisfizeram as necessidades dos moradores.

Confira as fotos comparativas dos projetos: 


Foto: Studio Marios Bros


Foto: Studio Marios Bros


Foto: Studio Marios Bros