Um lar para as meninas

Entrega da reforma total da Casa das Meninas do Novo Mundo, uma das entidades assistidas pela Fundação de Ação Social de Curitiba, aconteceu dia 21 de outubro. A Casa Sul é uma das apoiadoras do projeto

Um lar totalmente reformado foi o que as 16 moradoras da Casa das Meninas do Novo Mundo, entidade beneficiada pelo Projeto Mueller Ecodesign Social e assistida pela Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba, receberam com grande emoção na tarde do dia 21 de outubro. O projeto idealizado pelo Shopping Mueller renova e aprimora toda a infraestrutura local e tem como pilar principal a sustentabilidade. Nesta segunda edição, as moradoras tiveram participação ativa, escolhendo os temas dos quartos. 

Para o desenvolvimento das obras, 19 escritórios renomados de Curitiba aderiram ao projeto: Sandro Percicotti (sala de estar e home), Filipe Bender e Karla Bender (quarto 2), Hellen Caroline Giacomitti (quarto 4), Nadia Bentz e Vanderlan Farias (jardins), Priscila Gabrielly e Fernanda Menosso Raitani (quarto 5), Vinicius Trevisan (churrasqueira) e Marli Manfroi Faust (quarto 1); Zeh Pantarolli e Diego Miranda (despensa e sala de descanso), Priscila Viana (cozinha), Patrícia Zat (banheiro e circulação), Luciana Olesko e Maria Fernanda Ceschin Lorusso (banheiro 7), Carla Kiss (sala de refeições), Calina Mussi (varanda), Leonardo Müller e Luize Andreazza Bussi (sala multiuso), Raquel Frizzaz e Camila Frizzaz (banheiro com acessibilidade), Sony Luczyszyn e Cristiane Costa Maciel (sala de estudos), Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas (quarto 3), Thiago Salcedo e Fernanda Alvarez (lavanderia) e Mariana Paula Souza Bedin (administração). O Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba, patrocinador máster do projeto, será responsável pela reforma da Casa de Bonecas, com a participação de alunos dos cursos de Arquitetura, Design de Interiores e Engenharia Civil; Cerca de 100 empresas parceiras se mobilizaram em doações de materiais e mão de obra.

A arquiteta Rose Guazzi e o arquiteto e paisagista Marcelo Calixto foram convidados pelo Shopping Mueller para dar sequência ao projeto, como coordenadores técnicos. Como na primeira edição, os espaços da casa foram sorteados entre os profissionais e, ao unir criatividade, conhecimento e pesquisa, eles puderam explorar tendências e lançamentos do mercado, dentro do contexto da ecossustentabilidade. 

CRONOGRAMA DO PROJETO
Os trabalhos iniciaram em junho e a entrega das obras aconteceu em 21 de outubro de 2015. Todas as etapas do projeto Mueller Ecodesign Social são documentadas, por meio de fotos e vídeos, e fazem parte de uma exposição, no Shopping Mueller. A exposição da segunda edição está prevista para fevereiro de 2016. 

O Projeto Mueller Ecodesign Social é uma realização do Shopping Mueller e conta com o apoio da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba, Núcleo Paranaense de Decoração, Centro de Ação Integrada em Sustentabilidade (CAIS), Programa e Revista Casa Sul e Nenad Estúdio Fotográfico.

UM POUCO MAIS SOBRE O MUELLER ECODESIGN SOCIAL
O Mueller Ecodesign Social é uma evolução da Mostra Ecodesign, que mantém, portanto, como principal pilar a sustentabilidade. A proposta é levar a exposição do mall para espaços reais, amparando diretamente o público. Após a conclusão, a reforma feita no local permanece na entidade, beneficiando dezenas de pessoas. Em sua primeira edição, o projeto atendeu a Casa do Piá 1, o qual beneficiou cerca de 20 meninos que moram no local. A segunda edição contemplou a Casa das Meninas do Novo Mundo, que atendem 16 meninas.

Confira na galeria abaixo fotos dos ambientes reformados.