Te quiero, decoração mexicana

Confira exemplos de ambientes que levam influência mexicana em suas composições

O México, distante do Brasil? Na teoria, sim. Na prática, nem tanto. A cultura do país está presente em terras verde e amarelas em diferentes setores. Na culinária, há as famosas paletas e os nachos, que muitos adoram. Na arte, não nos é estranho nomes como o de Frida Kahlo. Na música, o bolero e as cançoes animadas dão o tom de diversas festas em território nacional. Mas e na decoração, será que a relação também acontece? Bem, se depender destes projetos, sim! 

Um dos elementos que mais remetem à cultura mexicana no décor é o cacto. Isso mesmo, aquela planta que vemos em desertos, nativas das Américas, principalmente do México, onde o clima seco e quente é ideal para a proliferação da vegetação. "Os cactos se adaptam bem a todo tipo de ambiente. Na decoração, eles trazem atmosfera natural, além de personalidade, pois são plantas diferenciadas e com estética contemporânea”, afirma a designer de interiores Laura Santos. 

Outro ponto interessante são os azulejos mexicanos, geralmente menores e coloridos. Além disso, a atmosfera mais rústica e artesanal, aliada aos tons mais terrosos e referentes à natureza, como o verde, da grama, e o amarelo dourado, do sol. Madeira, detalhes pintados à mão, padrões geométricos. Tudo ajuda a incrementar a decoração inspirada nos "hermanos". 

Abaixo, confira alguns projetos.


Projeto de Bruno Viana e Ivana Seabra / Foto: Henrique Queiroga


Projeto de Bruno Viana e Ivana Seabra / Foto: Henrique Queiroga


Projeto de Estela Netto / Foto: Daniel Mansur


Projeto de Laura Santos / Foto: Henrique Queiroga


Projeto de Laura Santos / Foto: Henrique Queiroga