Realismo em Curitiba

Exposição “Passagens” destaca elementos da fauna e da flora brasileira

O pintor e artista plástico Alexandre Reider abriu na noite da última quarta-feira (25) a exposição de quadros “Passagens”, na Galeria Um Lugar ao Sol, em Curitiba. No total, são 30 obras em exibição, que contemplam o realismo de paisagens, com elementos especiais da fauna e da flora brasileira. 

Em seus quadros, Reider transpõe os contrastes de luz e sombra em detalhes nos cenários que interpreta. As pinturas do renomado artistaem exposição são exclusivamente de paisagens, e têm inspiração em grandes artistas do século XIX, como Antônio Parreiras, Oscar Pereira da Silva, JoaquínSorolla, John Sargent, entre outros – além de ser atualmente influenciada pela escola realista americana. 

O artista 

Considerado o símbolo da renovação dos valores neoclássicos, Reider nasceu em São Paulo em 1973 e iniciou sua carreira aos 14 anos, inspirado nas pinturas de seu avô, Jorge Reider – austríaco admirador da pintura realista e que iniciou seu legado pintando igrejas. Aos 17 anos, tornou-se aluno do pintor Luiz Pinto, um dos principais representantes da arte figurativa no Brasil e também desenvolveu suas habilidades como desenhista na Escola Panamericana de Artes, durante três anos. 

O pintor já realizou diversas exposições nacionais e internacionais, como na MunichArtGalery, em Munique, na Alemanha, em 2006, além de participar do Salão de Outono França-Brasil, que aconteceu em São Paulo, selecionado entre os 160 primeiros em um universo de 2 mil trabalhos de todo o mundo. Em 2008, foi o vencedor do Prêmio Aquisição, do 1º Salão de Belas Artes de São Paulo, realizado no prédio da Bienal. 

Exposição “Passagens”

Local:Av. Jaime Reis, 134 – São Francisco – Curitiba/PR 

Informações: (41) 3013-7873 / (41) 3015-7163 

www.umlugaraosol.com.br

www.areider.com.br