O OUTONO CHEGOU

Oito ideias de projetos que apostam na madeira para deixar o espaço mais acolhedor e quente

O outono chegou e quem é do Sul do Brasil já está se preparando para enfrentar os dias enevoados e chuvosos que caracterizam nossa região. Mas nem tudo está perdido. Nós reunimos 8 projetos super bacanas com inspirações que utilizam a madeira para dar aquele toque de calor e acolhimento. Veja como é possível ficar feliz até mesmo nos dias  mais frios.

Cantinho alemão e por que não?

Quem pensava que o cantinho alemão estava fora de moda é porque não viu esta ideia da arquiteta Marianna Romanowski. Reinventado e perfeitamente adaptado junto ao living, é perfeito para um café com bolinho.

Foto Rodrigo Ramirez
 

Chácara na serra

A arquiteta Yvone Miyamura reformou a chácara da família onde ninguém queria ir pois fazia muito frio devido à altitude da serra. Para começar, ela instalou calefação por toda a casa. E depois apostou forte na madeira em mobiliário, piso e no toque macio das texturas de estofados. Uma ampla adega feita sob medida e emoldurada também com madeira destaca-se na área gourmet onde acontecem as animadas reuniões de fim de semana.

Fotos Nenad Radovanovic
 

Outono ao ar livre

As   antigas tesouras no forro de madeira já seriam suficientes para trazer essa ideia de calor na casa reformada por Jorge Elmor, as quais foram mantidas.  Para ir além o arquiteto criou uma extensão do living com pergolado e deck em uma área ao ar livre para desfrutar do sol de outono com um bom livro e um cobertor.

Fotos Daniel Katz
 

Copa acolhedora

As designers da MK Interiores, Luciana Koehntopp e Fernanda Momesso fizeram o cantinho da copa um espaço super gostoso usando apenas o revestimento de parede e um nicho que ilumina e decora. A boa notícia é que você pode inspirar-se e fazer isso também em seu espaço, sem muita confusão ou sujeira. Que tal?

Foto Rodrigo Ramirez
 

Piso amigável

Não é novidade para ninguém que o piso de madeira é tuuuuuudo de bom. Neste projeto de Yuri Vasconcelos a madeira foi instalada em tudo, inclusive banheiros, garantindo uma uniformidade visual. Uma lareira no meio da casa aquece copa, cozinha e o estar com biblioteca enfrentando qualquer temperatura com valentia e beleza. Nós amamos.

Fotos Carol Sábio 
 

Madeira iluminada

No projeto de Gabriela Casagrande, apesar de a madeira ter sido utilizada em quase toda a dimensão do ambiente, o resultado não é um ambiente pesado. Muito pelo contrário: o mobiliário em tons creme, dourado e verde, associado ao inteligente projeto luminotécnico, que distribuiu spots de luz em pontos específicos, resultam em um living aconchegante e acolhedor.  



Burgundy chic

Quando se fala que o vermelho é uma “cor quente”, não é por acaso. Na cromoterapia, a tonalidade simboliza o fogo, o sol e está associada à paixão, ao sangue e ao amor. Na suíte do casal, projetada pelo Studio Boscardin.Corsi, o vermelho burgundy – ou borgonha, em homenagem aos vinhos franceses de cor marrom avermelhada naturais da região de mesmo nome – foi utilizado em conjunto com tons amadeirados e elementos atemporais, como a poltrona em pés palito de madeira em caramelo e linho cru e a mesa lateral de ferro “Locc”, de Jader Almeida,  para fazer a ligação entre o clássico e o moderno sem deixar de trazer calor ao ambiente.


Foto Rodrigo Ramirez
 

Pergolado adorado

O pergolado está com tudo. Seja em áreas externas, onde é mais comum, seja dentro de casa, como no projeto da Arquitetare Arquitetos Associados para um apartamento de alto padrão em Curitiba/PR, as lâminas de madeira trazem movimento ao ambiente, criando, ainda, uma atmosfera rústica, elegante e atemporal.


Foto Marcelo Stammer