Natal Mueller Ecodesign

Cerca de 60 crianças assistidas pela FAS participaram do evento que celebrou os resultados positivos da iniciativa

A entrega do Projeto Mueller Ecodesign Social, marcada para o dia 19 de dezembro, foi celebrada, previamente, em uma grande Festa de Natal, realizada na última sexta-feira (12). O projeto está beneficiando uma das entidades assistidas pela Fundação de Ação Social (FAS), da Prefeitura de Curitiba, renovando e aprimorando a infraestrutura do local. O evento aconteceu na residência do arquiteto Sandro Percicotti, responsável pela obra dos banheiros e lavabo da entidade. Estiveram presentes cerca de 60 crianças e adolescentes – assistidos por quatro entidades da FAS -, profissionais envolvidos e dezenas de empresas parceiras do projeto. 

Cada profissional e parceiro, que participou da iniciativa, apadrinhou uma das crianças, contribuindo com um presente de Natal: um traje completo – camisa, calça e sapato. A loja PBKids doou brinquedos e enviou o seu mascote para divertir e encantar ainda mais. Durante a festa as crianças encontraram seus padrinhos e, após, a entrega dos presentes foi feita pelo Papai Noel - seguido de uma bela ceia natalina. Para a superintendente do Shopping Mueller, Daniela Baruch, há muitos motivos para comemorar. “O Projeto Mueller Ecodesign Social é uma oportunidade para transformar a vida das crianças envolvidas. Por isso, estamos muito emocionados com os resultados obtidos. Esse projeto é um amadurecimento em todos os sentidos e, só foi possível, por meio da ajuda de nossos parceiros”.

O Projeto Mueller Ecodesign Social, que está na sua primeira edição, é uma evolução da Mostra Ecodesign, que aconteceu por seis edições, e que mantém, portanto, como principal pilar a sustentabilidade. A proposta é levar a exposição do mall para espaços reais. O projeto teve início no mês de setembro, com entrega planejada para dezembro. Após a conclusão, a reforma feita no local permanecerá na entidade, beneficiando dezenas de pessoas. Segundo a superintendente executiva da FAS, Simone Carmargo Nadolny, a execução do projeto proporciona, além da mudança do espaço físico, uma nova percepção a respeito das possibilidades e oportunidades que a vida pode oferecer às crianças. “Para eles é a esperança que a vida pode ser diferente. Vivenciando a reforma passam a enxergar possibilidades e aprendem durante todo o processo. Ao final, são dois ganhos: a sustentabilidade ambiental e a sustentabilidade social”.

Para a missão da reforma, foram convidados os profissionais da área – cada um responsável por um ambiente: Sandro Percicotti (banheiros e lavabo), Vinícius Trevisan (sala de refeição), André Largura e Giovana Kimak (cozinha), Filipe Bender e Karla Bender (sala de estar), Hellen Caroline Giacomitti (suíte), Nadia Bentz e Vanderlan Farias (área externa), Marli Manfroi Faust (quarto 1), além da dupla Priscila Gabrielly e Fernanda Menoso Raitani (quarto 2, corredor e sala de vídeo game). A equipe conta com a coordenação técnica dos arquitetos Rose Guazzi e Marcelo Calixto (área externa, sala de informática e biblioteca) - que também assinarão espaços -, e tem o desafio de aplicar as tendências de arquitetura e design dentro do contexto da ecossustentabilidade. “Ao final do projeto ficou ainda mais claro, para todos nós, que a transformação e o acolhimento vão além do espaço físico, sentimos que cada detalhe tocou o coração das crianças”, revela a coordenadora técnica do projeto, Rose Guazzi. 

Todas as etapas do Projeto Mueller Ecodesign Social são documentadas, por meio de fotos e vídeos, e farão parte de uma exposição, que será lançada em janeiro de 2015, no Shopping Mueller, com o patrocínio do Unicuritiba. Um grupo de acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da instituição também participa do projeto de revitalização da entidade. “Nós comemoramos porque a iniciativa ganhou uma dimensão que não esperávamos. Foram se juntando a nós cada vez mais parceiros interessados em ajudar. Rapidamente construímos uma corrente do bem. O projeto é motivo de orgulho para o Shopping Mueller, pois, juntamente com os parceiros, estamos transformando o lar em uma casa dos sonhos para cada criança”, afirma a gerente de Marketing do mall, Melissa Barbosa.  

O Projeto Mueller Ecodesign Social é uma realização do Shopping Mueller e conta com o apoio do Núcleo Paranaense de Decoração, da Fundação de Ação Social (FAS) e do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Os parceiros do projeto são: Alto Vale Marmoraria, Ambibrasil, Avex Home, Box 33, Casa Nova Interiores Batel, Casa Sul (revista e programa), CBB Asfaltos – Grupo CR Almeida, Construtora Monreal, Decormade, Depósito de Materiais de Construção Nichele Ltda, Espaço Goya, Floricultura Primavera, Galeria Zilda Fraletti, G. Baraldi, Grey House, Grupo Adamus, Grupo Adsive, Hidroforma, IKAT, JG Transportes, Lopar Painéis Decorativos, Madeplast, Mantra, Marili Decor, Masterpiso, Mobilara Marcenaria, Nenad Estúdio Fotográfico, NSwash, Pastilhart, Rede de Mercados Santa Helena, Shadow Decor, Seu Zelador, Sunshine Cortinas e Persianas, Tech House System, Tintas Coral, Todeschini Alto da XV, Unicuritiba (patrocinador da exposição fotográfica e equipe de acadêmicos) e Utilizzare.