Mãos à obra

As obras do projeto Mueller Ecodesign Social, projeto que beneficia uma das entidades assistidas pela Fundação de Ação Social de Curitiba, começaram oficialmente

Os alunos do Unicuritiba estiveram na instituição para acompanhar o começo oficial das obras / Foto: Nenad Estúdio

No dia 10 de novembro, segunda-feira, iniciaram-se oficialmente as obras que vão renovar e aprimorar a infraestrutura de uma das entidades assistidas pela Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba, através do Projeto Mueller Ecodesign Social. O projeto, uma evolução da Mostra Ecodesign, que aconteceu por seis edições, mantém como principal pilar a sustentabilidade e deve ser entregue no início de dezembro. Coordenadores, arquitetos, designers de interiores e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Unicuritiba reuniram-se na ocasião para vestir a camiseta oficial do projeto.

“Hoje é o marco do início oficial das obras, apesar de alguns ambientes já estarem em andamento. Estamos próximos da entrega do projeto e só entramos efetivamente nesse momento para não alterar tanto na rotina das crianças. Estou muito satisfeita com todos os envolvidos, outros parceiros viram a seriedade e a credibilidade de todo o trabalho e decidiram também abraçar a causa. Isso é muito gratificante”, disse a arquiteta e coordenadora técnica do projeto, Rose Guazzi.

Ao todo, 34 parceiros se envolveram até o momento. “As empresas se mobilizaram em prol de uma causa que tem finalidade 100% social, mantendo também o pilar da sustentabilidade, que é o grande diferencial desse projeto, pois muitas das empresas que apoiam já têm esse conceito de sustentabilidade em seu DNA”, afirma Adriana Cardoso, coordenadora de Marketing do Shopping Mueller.

A superintendente executiva da FAS, que esteve presente na ocasião, Simone Camargo Nadolny, disse ter sido uma maravilhosa surpresa a organização e articulação do Shopping Mueller, coordenadores, parceiros e profissionais para a viabilização da obra. “Para a FAS essa é uma oportunidade única de transformar uma casa e assim mudar a expectativa dessas crianças, dar a elas a oportunidade de ter esperança que a vida possa ser diferente. Além disso, pelo fato de as crianças estarem acompanhando esse processo de transformação, elas realmente sentem que a casa é delas, que têm que cuidar desse espaço em que moram. Esperamos que esse projeto tenha continuidade, aliás já estamos desenvolvendo um próximo relacionado aos idosos.”, contou Simone.

Também fazem parte dessa missão: Sandro Percicotti (banheiros e lavabo), Vinícius Trevisan (sala de refeição), André Largura e Giovana Kimak (sala e cozinha), Filipe Bender e Karla Bender (sala de estar), Hellen Caroline Giacomitti (suíte), Nadia Bentz e Vanderlan Farias (área externa), Marli Manfroi Faust (quarto 1), além da dupla Priscila Gabrielly e Fernanda Menoso Raitani (quarto 2, corredor e sala). A equipe conta com a coordenação técnica dos arquitetos Rose Guazzi e Marcelo Calixto (área externa, sala de informática e biblioteca) - que também assinarão espaços -, e tem o desafio de aplicar as tendências de arquitetura e design dentro do contexto da ecossustentabilidade.

Todas as etapas do Projeto Mueller Ecodesign Social são documentadas, por meio de fotos e vídeos, e farão parte de uma exposição, que será lançada em janeiro de 2015, no Shopping Mueller, com o patrocínio do Unicuritiba. Um grupo de acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da instituição também participa do projeto de revitalização.

O Projeto Mueller Ecodesign Social é uma realização do Shopping Mueller e conta com o apoio do Núcleo Paranaense de Decoração. Os parceiros do Projeto são: Alto Vale Marmoraria, Ambibrasil, Avex Home, Casa Sul (revista e programa), CBB Asfaltos – Grupo CR Almeida, Construtora Monreal, Decormade Living, Espaço Goya, Floricultura Primavera, Fundação de Ação Social (FAS), Galeria Zilda Fraletti, G. Baraldi, Grey House, Hidroforma, IKAT, Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), JG Transportes, Lopar Painéis Decorativos, Madeplast, Mantra, Marili Decor, Masterpiso, Nenad Estúdio Fotográfico, NSwash, Pastilharte, Rede de Mercados Santa Helena, Shadow Decor, Seu Zelador, Tech House System, Tintas Coral, Todeschini Alto da XV, Unicuritiba (patrocinador da exposição fotográfica e equipe de acadêmicos) e Utilizzare.

 

Serviço:
Projeto Mueller Ecodesign Social
Informações: www.shoppingmueller.com.br
Facebook:www.facebook.com/muellerctba
Twitter:twitter.com/muellercwb
Instagram: @muellercwb