MAIS PETS, MENOS PELOS

Separamos várias dicas para deixar seu pet mais saudável e sua casa mais limpa

 Você sabia que  44% dos lares brasileiros possuem um cão ou mais e 17,7% tem ao menos um gato em suas casas? A pesquisa, realizada no ano de 2013 pelo IBGE, indicou, ainda, que o Paraná é o estado brasileiro em que mais casas possuem cachorros: 60,1%.

Seja você um dog lover ou um cat lover, ou os dois (porque não?), uma dúvida é certa: o que fazer para acabar com os pelos? Nós separamos algumas maneiras de facilitar sua vida.

 1. Escove seu mascote regularmente:

O cuidado com a pelagem do pet é muito importante para evitar quedas. A veterinária Tânia Campos Souza, do pet shop Namu Royal, atua na clínica médica de pequenos animais há onze anos e responde a algumas dúvidas:

Qual a frequência de banhos? 
A frequência de banhos deve ser de acordo a necessidade de cada pet ou de seu tutor. De uma maneira geral, a cada 15 dias para cães e a cada 30 dias para gatos. Para cães que convivem próximos a pessoas com problemas de imunidade, a indicação é de banho a cada 7 dias. Em algumas situações, como durante os tratamentos com shampoos medicamentosos, o intervalo entre os banhos pode ser de até 4 dias.

Animais Fofos no Banho:
Pinterest

Com que frequência devo escovar meu pet?
A escovação dos pelos, de uma maneira geral, deve ser realizada todos os dias, tanto para cães como para gatos, de pelos curtos ou longos. A escovação tem a finalidade de evitar a formação de nós e remover os pelos mortos, diminuindo assim o acumulo de pelos no ambiente em que vivem. Os animais de pelos curtos soltam mais pelos que os de pelos longos. Como uma das principais funções dos pelos é regular a temperatura do corpo, normalmente a troca de pelos é mais intensa na chegada do inverno e na chegada do verão, quando em algumas raças a pelagem é nitidamente alterada.

                 perfectly groomed Cavalier King Charles Spaniel:
                    Pinterest

Que tipo de escova devo utilizar?
A escolha do utensílio mais adequado para escovação dos pelos será conforme o tipo da pelagem do pet. Para pelos curtos o indicado é a escova emborrachada, porque tem uma maior aderência, removendo com maior eficiência os pelos curtos e retos. Para os pets com pelos longos a indicação é o uso da rasqueadeira de metal. Para os animais que tem subpelos, a indicação é o uso do Furminator, duas vezes por semana. Nessas raças, a troca sazonal da pelagem é bastante evidente.

 

             

 

Qual shampoo devo utilizar?
Quanto ao shampoo, basicamente, devem ser de pH neutro e próprio para pets. Mas cada raça tem sua particularidade. A boa saúde da pele reflete em uma pelagem bonita, então o uso de shampoos hipoalergênicos, hidratantes, ou antiseborreicos também influenciam no aspecto da pelagem.

 Banho demais faz mal!!! Banhos em animais com pelos curtos são indicados a cada 15 dias no verão, e a cada 30 dias no inverno. - Os gatos podem seguir o mesmo esquema: banhos a cada 15 ou 30 dias; porém a escovação do pelo deve ser feita toda semana. - Os cães com pelos longos, que necessitam de escovação diária, fazem parte de uma exceção e podem tomar banhos com intervalos de sete ou 15 dias.:
Pinterest 

                                                   

Devo tosar meu pet?
Como o Brasil é um país tropical, o calor incomoda algumas raças de pets vindas de países mais frios. Para ajudar a manter a temperatura corporal adequada, e o charme, a indicação é a tosa. Para cada raça existe uma tosa padrão. Fora a tosa para manutenção da temperatura, existe a tosa higiênica, que serve para evitar o contato das fezes e urina com os pelos.

                 Meu bichano é Animal !: Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão:
                 Pinterest

Há algum tipo de alimentação que previna a queda de pelos?

A alimentação influencia na saúde de uma maneira geral, inclusive no sistema tegumentar, que é considerado o maior órgão do corpo, e é de onde fazem parte a pele e os pelos.  Uma alimentação que tenha bons índices de ômegas 3 e 6, oriundos de óleo de peixe, biotina, vitamina A, vitamina E, entre outros, fazem com que a pelagem tenha mais brilho e aparência saudável. Existem várias rações no mercado pet com esses componentes, especificas para cada espécie, raça e tipo de pelo. As melhores opções são das rações chamadas de super premium, temos como exemplo a Royal Canin, Premier, Proplan e Hills.

 Hoje, há um enorme cardápio de opções para oferecer ao seu bichinho, por isso é importante saber escolher o que mais se aproxima do ideal para cada um em particular.:      

Pinterest

               

2. Opte por pisos de madeira ou porcelanato: 

Os pisos de madeira e de porcelanato são os mais utilizados por quem tem pets em casa, em razão da facilidade de limpeza. Um simples rodo envolto com pano úmido dá conta de limpar boa parte dos pelos dos bichinhos. A dica, ainda, é escolher uma cor de revestimento que combine com o pelo do seu mascote, para camuflar a pelagem que não saiu na limpeza.  Já quem não abre mão de usar carpete deve investir na compra de um bom aspirador de pó e utilizar um rodo de borracha para raspar o excesso de pelos do chão antes de aspirá-los.

 

 


Pinterest 

3. Adquira um depurador de ar

Um bom depurador de ar ajudará na filtragem dos pelos que ficam no ar, além de ser um ótimo aliado para quem mora em apartamentos pequenos,  pois ajuda a eliminar odores de gordura, fumaça, ou quaisquer outros que fiquem no ambiente. Em razão desta filtragem, a troca do filtro do depurador deve ser realizada periodicamente.

4. Utilize mantas de sofá

Seu mascotinho adora ficar no sofá ou nas poltronas? Uma manta, além de dar um visual completamente novo ao móvel, impede que os pelos caiam no sofá e facilitam a limpeza. 

Dog Resistant Couch Covers | Microfiber Pet Furniture Covers for Sofas…:

Olhá só que prática essa caminha que além de proteger o sofá do seu pet, o…:  

Macine washable pet throws to protect furniture.:
Pinterest

5. Faça uso de luvas de borracha para remover os pelos mais teimosos

Você sabia que luvas de borracha comuns (sim, aquelas amarelinhas!) possuem outra função além de proteger as mãos do detergente? Elas uma ótima opção para ajudar na remoção dos pelos que grudam nas roupas, no carpete e no sofá. Basta friccioná-las suavemente na superfície a ser limpa e voilá!

Conhece algum outro jeito de livrar a casa dos pelos? Conte para nós nos comentários! 

Serviço:
Namu Royal Pet Shop - Rua Mateus Leme, 1481 - Bom Retiro - Curitiba/PR
contato@namuroyal.com.br // +55 41 3209-9573 // +55 41 99727-0151
 
 sobre-namu-royal2