Instituto Tomie Ohtake divulga selecionados de prêmio

Os dez projetos finalistas participarão da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel anunciaram os 10 selecionados pelo júri do prêmio que tem como objetivo valorizar a diversidade na expressão da arquitetura e formas de atuação que vêm definindo uma identidade na produção atual dos espaços construídos em âmbito nacional.  Foram 119 inscrições, provenientes de 18 Estados brasileiros, divididos em projetos residencial (52%), institucional (16,8%) e comercial (14,3%), entre outros tipos de uso.  

 

Os  selecionados:

 

 

BOX HOUSE – São Paulo SP; Yuri Vital Arquiteto/Yuri Vital

 Casa de Meia Encosta - São Francisco Xavier SP; Denis Joelsons

 

 Casa Vila Matilde – São Paulo SP;  Terra e Tuma Arquitetos Associados/ Pedro Tuma

 

Edifício Península – Porto Alegre RS; cantergiani+kunze Arquitetos/ Nathalia Cantergiani

 

 

Galeria Maxita Yano - Claudia Andujar – Brumadinho MG; Arquitetos Associados / Alexandre Brasil Garcia

 

 

Ginásio do Colégio São Luís – São Paulo SP; URDI Arquitetura / Alberto Ferreira Barbour

 

 Parklets SP - São Paulo SP; Guilherme Gambier ortemblad

 

 

RB12 - Rio de Janeiro RJ; Triptyque Architecture / Luiz Trindade de Almeida

Restauro do Edifício Sede do IAB SP – São Paulo SP; Oksman Arquitetos Associados / Silvio Oksman

Tuju Restaurante – São Paulo SP; Vapor 324 / Fabio Riff

 

Os dez projetos finalistas, que serão reunidos também em publicação, participarão da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake (de 23 de junho a 7 de agosto de 2016), quando serão anunciados os três vencedores (23 de junho). Os arquitetos responsáveis pelos três projetos mais destacados serão premiados com viagens internacionais para Dubai, Emirados Árabes Unidos (1° colocado), Varsóvia, Polônia (2° colocado) e Santiago, Chile (3° colocado).

Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel é voltado a arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade, e projetos arquitetônicos construídos durante os últimos oito anos. A intenção é dar continuidade ao mapeamento da produção arquitetônica contemporânea, reunindo trabalhos que promovam discussão acerca das formas urbanas atuais nos seus diversos aspectos, tais como mobilidade, habitação, relação entre espaços públicos e privados, paisagens naturais e construídas, entre tantos outros desafios presentes em cada projeto.

O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015 é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel que se insere dentro das perspectivas do Instituto como um centro cultural compromissado com o estudo e a divulgação das artes plásticas, arquitetura, e design contemporâneo.

 

Instituto Tomie Ohtake

Av. Brigadeiro Faria Lima, 201

Entrada pela R. Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo

www.institutotomieohtake.org.br