HORA DE CONSTRUIR

Dez projetos de casas super atuais. Escolha a que mais combina com você!

As editoras da Casa Sul selecionaram 10 projetos arquitetônicos de casas que fizeram e continuam a fazer sucesso entre os leitores. Confira.

 1. Clássica e elegante

O aclive acentuado do terreno e a insolação nortearam o projeto desta residência assinada pelo escritório Arquitetare Arquitetos Associados, em Curitiba, que se abre, nos fundos, para o jardim com piscina. Todas as esquadrias são em pvc, da Weiku.

 

 

 2. Três pavimentos

 A casa construída em um condomínio, tem sancas externas nos beirais e entrada marcada por um pórtico com colunas que caracterizam o clássico, suavizado com o contraste entre detalhes brancos e paredes coloridas. Alguns desses recursos, como molduras e sancas entre os pavimentos e beirais, ajudam a horizontalizar a fachada de três pavimentos. Projeto do escritório Lima.Ramos.Lombardi, de Curitiba.

 

 

3. Voltada para o jardim

Dividida em dois pavimentos, a casa reflete um estilo muito atual de morar, onde ao invés do destaque ser a fachada, o espaço mais importante é o espaço de lazer aos fundos com jardim e piscina. Projetada por Caroline Bollmann, a residência tem toda a iluminação planejada em LED, da Grey House.

 

4. Terreno bem aproveitado

A arquiteta Fernanda Bório aproveitou o caimento do terreno, assim como toda sua largura, para instalar a casa de amplas janelas e fachada de linhas horizontais e puras. Janelas amplas e amplas aberturas em pvc da Weiku interligam os espaços externos e internos através da iluminação natural.

 

5. Blocos contemporâneos

Inserida em uma área de frente para o mar e rodeada de montanhas, na região de Balneário Camboriu, a casa segue a racionalidade das linhas puras, da cor branca, da simetria e da transparência. Suas janelas e portas se abrem para o entorno, tirando partido da exuberante vista de onde quer que se esteja. O projeto do escritório ImoveLine, foi todo executado com esquadrias em pvc da Weiku

 

 

6. Quando a garagem é frontal

Publicada na edição 80, a casa da arquiteta Andrea Benthien, foi construída em um terreno estreito e comprido. A profissional aproveitou toda a largura da área, e destinou o espaço ao fundo e lateral para criar os espaços de lazer e descanso. A garagem situada na frente fica praticamente escondida pela grade de brises, o que também é um recurso bem atual: mostrar sem deixar revelar tudo.  A iluminação é assinada pela Grey House e mobiliário Marili Décor.

 

7. Autêntica e moderna

A casa de linhas ortogonais e transparências assinada por Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande, apresenta grandes panos de vidro, com destaque para a área que encerra o pé-direito duplo, onde uma escada metálica helicoidal pode ser admirada por quem passa. A residência apresenta uma boa relação com a rua, já que sua transparência permite conexão visual entre o interior e o exterior, porém com muita privacidade devido à altura em referência ao nível mais baixo. Aos fundos , a estrutura da piscina, com 3 metros de profundidade, serve também como elemento estrutural para conter o terreno acidentado bem como é fonte de luz natural para a garage com vãos retangulares em vidro 30 mm de 6 metros por 0,70 metros.

 

 

8. Fachadas para escolher

De qualquer lado que se olhe esta casa oferece uma nova perspectiva, tão interessante, que todas elas poderiam ser uma das fachadas. O projeto é da Traço Final e explora ao máximo o grande distanciamento entre este e o terreno vizinho. Um sonho de consume hoje acessível a poucos.

 

 9. Arquitetura renovada

A forma arquitetônico da casa surgiu da setorização do projeto: dois blocos paralelos longitudinais (o da esquerda contendo as salas, o da direita os serviços) com a sobreposição do bloco da área íntima (sobre a metade posterior dos dois blocos longitudinais). Como grande parte da fachada lateral esquerda é envidraçada, foi criada uma estrutura que desce da cobertura formando uma moldura em balanço , flutuando sobre o vidro das salas. O projeto é do escritório Lima. Ramos.Lombardi.

 

 

10. Terreno de esquina

Instalada num terreno de esquina, a casa abre-se integralmente para dentro de si mesma. Olhando de fora o observador não percebe sua magnitude. Projeto contemporâneo, da Arquitetare, que delimita com precisão as fronteiras entre a liberdade do espaço externo e aprivacidade de seus moradores. 

Veja mais acessando o Canal Casa Sul no YouTube: clique aqui

Crédito das fotos:

1. Rodrigo Ramirez

2. Marcelo Stammer

3. Daniel Katz

4. Marcelo Stammer

5. Daniela Buzzi

6 e 7. Rodrigo Ramirez

8. Daniela Buzzi

10. Marcelo Stammer