Fora de época

As tradicionais luzinhas de Natal podem fazer parte da decoração o ano todo, se utilizadas da maneira correta

Falta pouco para as cidades se iluminarem e a decoração de Natal se incorporar à paisagem urbana. O clima de alegria do período faz com que muitas pessoas aguardem ansiosas pelas semanas que precedem as festividades natalinas. A boa notícia é que, com imaginação, dá para usar um dos elementos mais marcantes da decoração típica durante o ano todo: as luzinhas de Natal. 

“Podemos reaproveitá-las embaixo de prateleiras ou dentro de nichos, fazendo todos os efeitos cênicos que as fitas de LED hoje fazem, porém gastando menos”, conta a designer de interiores e artista plástica Analu Guimarães, do escritório Na Lupa Design, ressaltando que é essencial que todas sejam da mesma cor. “As lâmpadas coloridas geram efeitos interessantes apenas para decoração de festas temáticas”, acrescenta. 

Colocando em prática 

Um dos ambientes mais indicados para o uso desse tipo de iluminação é o quarto. Ele fica especialmente charmoso e romântico com as luzes de Natal. “Para iluminar a parte interna dos armários, é um ótimo artifício”, recomenda Analu. “Para uma brinquedoteca, as luzinhas coloridas ficam superdivertidas”, destaca a designer. 

Em um de seus projetos, Analu lançou mão desse recurso e comenta os resultados: “O ambiente era um quarte de bebê provençal. Portanto, utilizei as luzinhas com efeito decorativo, mas também como leve iluminação indireta que é ideal para o conforto visual de quartos de bebê”. 

Outra dica da profissional é incrementar as próprias luzinhas, utilizando, por exemplo, flores de tecido. “Coloquei as flores ao redor de cada ponto de luz. Isso garantiu charme e feminilidade à cortina em voil branco presente no quarto”, alienta. Com criatividade e ajuda de um bom profissional, dá para criar cenas interessantes, surpreendentes e, claro, muito iluminadas! 

Serviço 

Na Lupa Design 

www.nalupadesign.com