Design polonês

Mostra no Rio visa divulgar o desenho vindo de lá

Quem passar pelo Rio de Janeiro durante a proxima semana terá a oportunidade de conferir a exposição internacional de design polonês "The Spirit of Poland". A partir do dia 30 deste mês, será realizada no Centro Carioca de Design, que está comemorando cinco anos de existência. Sendo uma iniciativa de designers poloneses, o evento tem como objetivo apresentar ao mundo o valor e o potencial das marcas de design desse país, que tem no sul do Brasil grande número de imigrantes e seus descendentes.

De acordo com Weronika Rochacka-Gagliardi, uma das organizadoras, serão apresentados produtos de mais de uma dezena de marcas polonesas. "O contexto dos produtos escolhidos para a exposição será a história de marcas individuais, apresentados de forma atraente, estimulando o espectador a saber mais sobre os próprios objetos, bem como o processo de seu desenvolvimento", fala.


Como resultado dos estudos de expansão volumétrica, o estúdio Zieta Prozess design desenhou uma coleção de móveis para "os nômades do futuro" - Steel in Rotation. Cada objeto consiste em um certo número de formas de metal, soldadas em conjunto, dispostas como um acordeão. Graças à utilização da tecnologia FiDU, o aço muda a sua forma original por meio da pressão interna e torna-se uma construção única e ultra-leve. O modelo número 1 do Steel in Rotation é inspirado na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora de Aparecida, em Brasília, projetada por Oscar Niemeyer.


Poltrona da coleção "Lã & Ar". O componente mais importante do móvel da Malafor é o ar que enche as almofadas infláveis sobre um quadro dobrável, resultando em uma poltrona leve e fácil de transportar.


Diago é a cadeira inspirada na arte de origami, feita de folha de alumínio. Está disponível em sete cores diferentes e é da marca Tabanda.


A poltrona RM 58 da Vzór foi um dos primeiros projetos de móveis na Polônia e no mundo com fibra de vidro. Desenvolvido por Roman Modzelewski, em 1958, surpreende não só como novidade da tecnologia, mas também com a forma totalmente orgânica nesse material.

Serviço:

The Spirit of Poland - Rio de Janeiro

Entre 30 de março e 16 de maio, no Centro Carioca de Design - Praça Tiradentes, 48 - Centro

Mais informações: spiritofpoland.pl e facebook.com/spiritofpoland