Curitiba é eleita cidade do design

Cidade entra para a lista Unesco Creative Cities Networks

No início deste mês Curitiba recebeu o título de Cidade do Design, que faz parte da Unesco Creative Cities Network e contempla a riqueza de determinada cidade por meio das mais variadas áreas, como gastronomia, música e literatura. Dentre as cidades que já receberam o título, estão Buenos Aires, Berlim, Montreal, Kobe, Nagoya, Shengzen, Shanghai, Seul, Saint-etiénne, Bilbao, Graz e Pequim. 

A candidatura da capital paranaense à lista só foi possível graças ao grupo Curitiba Cidade do Design, que movimentou a ideia e enxergou o potencial da cidade. As primeiras mobilizações ocorreram em 2012, porém, a efetiva candidatura só teve início em janeiro deste ano, com uma chamada pública e, sem seguida, o envio do projeto de candidatura em março. 

O grupo Curitiba Cidade do Design é formado por Bruno Volpi, Thiago Alves, Juliana Mayumi Ogawa, Sergio Pires, Daniele Moraes, Luisiana Paganelli e José Merege, e conta com o apoio de associações como a ADP, IPPUC, ABEDESIGN, Centro Brasil Design, ADG Brasil e ProDesign-PR. Além do Ministério das Relações Exteriores, responsável por validar a candidatura em nível nacional.


Bruno Volpi, Thiago Alves, Juliana Mayumi Ogawa, Sergio Pires, Daniele Moraes, Luisiana Paganelli e José Merege