Cuidados com o Jardim

Saiba como cuidar de plantas e flores e utilizá-las na decoração

Manter um jardim bonito e saudável não é a mais fácil das tarefas durante o verão, com o calor e o tempo seco. A atenção precisa ser redobrada e os cuidados frequentes. Por isso, para que tudo corra bem com a área verde da sua casa durante a estação mais quente do ano, Erico Zoller, paisagista e arquiteto do garden center Casa das Plantas, dá dicas importantes.

A primeira delas: regar e economizar. De acordo com Zoller, por meio da construção de uma cisterna para a captação da água da chuva, isso é possível. Uma opção econômica e sustentável para você cuidar do jardim. 


Projeto de jardim externo de Ester Kloss e Helaine Pinterich
 

O paisagista também atenta para o uso de produtos especiais no momento do plantio. Ele aponta o Forth Gel, polímero em pó com alto nível de absorção de água, como uma solução para manter o solo úmido por mais tempo, conservando melhor as plantas e economizando água.


Projeto de jardim externo de Fernanda Momesso e Koehntopp

Plantas na decoração 

Quanto ao uso de plantas e flores na decoração da casa, Zoller destaca que elas são sempre bem-vindas. “Elas trazem vida ao ambiente. Podemos utilizá-las em qualquer espaço desde que este possua as condições necessárias para as plantas sobreviverem, como luminosidade e ventilação”. 


Ambiente e decoração criados por Idanari Buhrer
 

Além disso, é preciso ficar atento ao casamento entre tipos de flores e decoração, pois algumas plantas caem melhor em estilos de decoração específicos. “Para um ambiente mais romântico, utilize vasos decorados, repletos de cores e plantas com flores e cheiros, como orquídeas, flores do campo e lírios da paz. Em um ambiente mais moderno ou minimalista, opte por vasos com linhas retas, sem muitos detalhes, montados com lança de São Jorge, Espada de São Jorge ou Palmeira chamaedorea. Sem muitas flores”.


Ambiente e decoração criados por Ivan Wodzinsky