CONFORTO ACÚSTICO

Isolamento acústico e absorção sonora

 Aprenda o que fazer para ter um ambiente com tratamento acústico ideal 

O conforto acústico traz vários benefícios ao ser humano. Proporciona melhores condições de comunicação, concentração, raciocínio, aprendizado, níveis adequados para o sono. Em resumo:  melhora a produtividade e a qualidade de vida. O que muitas pessoas não sabem é que o tratamento acústico é realizado em duas etapas: 1) isolamento acústico e 2) condicionamento acústico através de absorção sonora e difusores. Mas qual a diferença entre eles?

É bem simples. O isolamento acústico tem o objetivo de “barrar” a entrada e saída de ruídos dos ambientes, evitando por exemplo, que o barulho do trânsito interfira em auditórios ou teatros ou que a música de uma casa de shows incomode a vizinhança. O isolamento acústico é geralmente realizado com materiais pesados e compactos, capazes de barrar a energia sonora, como paredes de alvenaria, concreto, chapas metálicas, vidros laminados ou então o uso de sistemas de paredes duplas, que seguem o conceito massa + mola + massa.

Já o condicionamento acústico tem o objetivo de adequar e equalizar a distribuição sonora pelo ambiente em função de sua ocupação e uso. Esta reflexão sonora, que chamamos de reverberação, quando controlada com uso de materiais de absorção sonora, entre outros, proporciona redução do nível de ruído interno, inteligibilidade, clareza e audibilidade. A absorção sonora depende, geralmente, de materiais porosos, fibrosos ou perfurados, que dissipam o som através do atrito com esta estrutura celular. Exemplos: espumas acústicas incombustíveis, forros minerais e painéis de madeira perfurados Nexacustic.

Para exemplificar, imagine um bar onde as pessoas costumam bater um papo com amigos após um dia agitado. Os barulhos oriundos de copos e talheres, conversas paralelas e a música alta, refletindo continuamente pelo ambiente, elevam o nível de ruído de fundo e, consequentemente, fazem com que as pessoas aumentem o volume da voz para serem compreendidas, dificultando a conversação. Para evitar a interferência entre a conversação de diferentes mesas, utilizamos forros e revestimentos acústicos que absorvem os sons reduzindo o ruído de fundo e possibilitando a comunicação, mesmo com vários grupos no mesmo local. 


Consultoria:
OWA Sonex especializada em forros e revestimentos acústicos. 
www.owa.com.br