Confira um projeto moderno que não deixa de lado a natureza

Muito verde, escolhas inteligentes e criatividade permeiam o trabalho de Yuri Vasconcelos

Uma vida simples, na contramão da loucura da rotina da cidade, é o que muitas pessoas desejam. Pelo menos, quando estão em casa. E foi o que conseguiu um empresário da área de tecnologia da informação ao colocar nas mãos do arquiteto Yuri Vasconcelos o projeto de sua residência, em Araucária, numa área de chácaras.

Para atingir as expectativas de seu cliente, que ansiava por um espaço prático, sem ambientes ociosos ou desnecessários, Vasconcelos adotou um estilo contemporâneo enxuto, que prezou por soluções simples. Dividida em três setores (serviço, privado e social), a casa de 348m² está localizada próxima a bosques e áreas de preservação. Por isso, o arquiteto utilizou muito vidro, para que o morador pudesse observar o seu entorno e ter acesso a ele quando melhor entendesse. Além disso, a sustentabilidade se faz presente no projeto em itens como painéis solares, que são complementados automaticamente por meio de energia elétrica ou à gás caso não haja sol para aquecer a água.

Quase todos os ambientes são integrados e facilitam a circulação pela casa, que recebeu itens mais rústicos, como o tijolo aparente e o piso de madeira. Aliás, essas escolhas foram feitas com base no perfil do cliente, que é algo que o profissional leva muito em consideração. "Procuro sempre a chave que conecta o cliente ao seu habitat. E isso deve ser feito sempre de forma sutil e habilidosa, já que o morador precisa se sentir pertencente àquele espaço", disse Vasconcelos. 

Bem, acho que é hora de conferirmos esse refúgio com nosso próprios olhos! 

Fotos: Carol Sábio