Ascensão dos lofts

Compactos, modernos e bem aproveitados, esses espaços estão se tornando, cada vez mais, opções de moradia nas grandes cidades

Os lofts são os atuais queridinhos da arquitetura. Surgidos na década de 1960, eram os espaços que ficavam no mezanino de galpões industriais das grandes cidades, que mais tarde eram desativados. No Brasil, chegaram com seu conceito próprio. Por aqui, eles são conhecidos como pequenos apartamentos com grandes janelas e áreas integradas. De uns anos para cá, esse estilo de moradia pipocou nas principais cidades do país – e agora é preciso saber como decorá-lo. 

O loft atual 

Embora os lofts de hoje ainda remetam a essa arquitetura fabril de antigamente, atualmente eles contam com mobiliário descolado, peças de design e iluminação diferenciada. A atmosfera moderna dos espaços é uma de suas principais características, assim como o espaço reduzido. 

“Projetar um loft é um verdadeiro quebra cabeça, pois tudo tem que estar devidamente encaixado, esteticamente agradável e muito funcional”, aponta a arquiteta e designer de interiores Renata Mueller. “Deve-se pensar em soluções que deem a sensação de um ambiente amplo e agradável”, acrescenta a profissional, que indica espelhos e mesas encostadas nas paredes como possíveis soluções. 

Cadê a parede? 

“A ausência de parede passa uma sensação agradável, mas as pessoas se incomodam com a possível falta de privacidade, diferentes cheiros e barulhos”, conta Renata. Uma das saídas para driblar esse problema é investir em uma coifa para o espaço reservado para a cozinha e possíveis portas de correr embutidas, para ter a opção de dividir os espaços, caso seja preciso. 

Um dos grandes segredos de uma decoração apropriada, confortável e funcional no loft é a aquisição de móveis sob medida. Além de tornar o ambiente o mais aproveitado possível, esse tipo de mobília cai como uma luva para o espaço. 

Vale lembrar que os lofts atuais pedem uma decoração moderna e descontraída. “Esse tipo de espaço todo integrado ainda é novidade, e tudo é possível quando a composição é bem feita”, explica a profissional. 

Colorindo 

Embora não existam regras, algumas cores são mais indicadas do que outras para predominar dentro de um loft. “Eu indicaria cores claras para ampliar o ambiente”, sugere Renata, que diz que os tons mais claros passam a ideia de um espaço maior. “O preto é uma cor que fecha muito o ambiente. Se for muito pequeno a sensação pode ser de um ambiente apertado”, acrescenta ela. 

Serviço 

Renata Mueller 

www.renatamueller.com.br 

 

Confira abaixo como Renata Mueller e outros profissionais da área decoraram diferentes lofts: