15 anos e muita história

Em 2014, a Casa Sul completa 15 anos. A edição 69, que já está nas bancas, traz a primeira de uma série de matérias comemorativas que celebram esse importante marco

Desde 1999, a Casa Sul acompanha de perto as transformações do mercado de arquitetura e decoração no Sul do país. Em 2014, a revista pioneira do segmento na região sul debuta em grande estilo: repaginada, com novos projetos editorial a gráfico.

Na atual edição, profissionais renomados que fazem parte dessa história relembram os primeiros passos da publicação, que evoluiu junto com o mercado ao longo dos anos. Confira abaixo algumas imagens dos primeiros números da Casa Sul.

O projeto de capa da primeira edição da revista trazia esculturas e demais obras de arte da Europa em abundância. Foto: Nenad Radovanovic

O projeto de capa da primeira edição da revista trazia esculturas e demais obras de arte da Europa em abundância

“A Casa Sul traduz toda a singularidade da frase do Ariano Suassuna: ‘Escreva sobre tua aldeia que escreverás sobre o mundo’. A revista escreve e mostra a maneira de fazer arquitetura para trabalhar, morar e viver no sul.”

- Orlando Busarello, arquiteto e urbanista

No fim da década de 1990, ambientes suntuosos, minuciosos e carregados de detalhes estavam em alta

“Embora os clientes busquem inspiração em projetos ao redor do mundo, na hora de contratar um profissional para colocar suas ideias em prática, ainda preferem alguém que esteja perto e possa prestar um atendimento mais personalizado e Casa Sul tem papel de suma importância na divulgação desses trabalhos.”

- Carlos Lupatini, arquiteto

Projetada por Leila do Rego Elias, essa casa trazia gesso patinado nas paredes e teto, que recebeu pintura especial com folhas de ouro

“A importância da Casa Sul está no pioneirismo, já que foi uma das primeiras revistas dedicadas exclusivamente ao estilo de vida da região sul, que é muito diferente do restante do país e do sudeste, que domina as publicações.”

- Denise Moura, arquiteta

“Os clientes por vezes chegavam com a revista debaixo do braço na loja, para mostrar exatamente o que queriam. Essa exposição ainda ajudou as lojas a conquistarem novos clientes, quando a Casa Sul passou a circular pelo interior e Santa Catarina.”

- Soraya Ribas, empresária

Ecologia já estava em pauta. A edição de número 1 da Casa Sul exibiu a casa de Rodolpho Ramina e Jussara Matter que contava com sistemas construtivos alternativos.

“Em 1999, a Casa Sul já apresentava uma proposta de conteúdo focada no mercado de decoração e design e era voltada ao nosso mercado regional, então, estruturamos as colunas com fontes que harmonizassem com os conteúdos, dando leveza e modernidade.”

- EvieteDacól, diretora da Inove Design, empresa responsável pelo primeiro projeto gráfico da revista

A matéria completa está disponível na edição 69 da Casa Sul, que já se encontra nas bancas e livrarias. A compra também pode ser realizada através da loja online. Garanta já o seu exemplar!

Fotos: Nenad Radovanovic